Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Centrais Sindicais e trabalhadores se mobilizam pela redução da jornada de trabalho
quarta-feira, 28 de maio de 2008
Força
No bairro Umbará, a Polícia agrediu motoristas e cobradores que aderiram a campanha
O Dia Nacional de Luta pela Jornada de 40 horas (28 de maio) foi marcado por uma série de mobilizações organizadas pelas centrais sindicais de todo Brasil. Em Curitiba, a partir das 4h00, trabalhadores, Força Sindical, Central Única dos Trabalhadores do Paraná (CUT-PR) e Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB) iniciaram um ato pacífico em frente a seis garagens de ônibus, com intenção de conscientizar motoristas e cobradores sobre a questão da redução de jornada de trabalho e direito dos trabalhadores de um modo geral.
Na garagem da Viação Cidade Sorriso, no bairro Umbará, a manifestação terminou em repressão contra os cerca de 200 motoristas e cobradores que decidiram em assembléia na porta da empresa paralisar suas atividades, no período entre 4h30 e 8h30 da manhã.
Depois de ação conjunta entre a Viação Cidade Sorriso e o presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores nas Empresas de Transporte de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), Denilson Pires da Silva, Polícia Militar (PM) e Guarda Municipal foram acionadas.
Com a intenção de obrigar os trabalhadores a deixar a greve e entrar em seus postos de trabalho, munida de granadas de efeito moral, cacetetes e armas de fogo, a PM atacou aos trabalhadores e deixou um saldo de mais de 10 feridos, principalmente com os disparos de bombas e balas de borracha. Devido à repressão, a comissão organizadora do evento decidiu reduzir o tempo da paralisação até as 6h30, como forma de poupar motoristas e cobradores presentes de represálias da polícia e da empresa.