Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Chapecó (SC): Fórum sobre LER/DORT será neste domingo
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
Força
Facilitar a participação dos trabalhadores. Foi isso o que motivou o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados de Chapecó – Sitracarnes, (filiado a Força Sindical Nacional e de Santa Catarina) promover num domingo o 1º Fórum dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados. O evento será realizado neste domingo, dia 24, no Centro de Cultura e Eventos "Plínio Arlindo de Nês" a partir das 14 horas.
O Fórum, exclusivo para profissionais da área, tem como tema LER (Lesões Por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). "Nossa meta é encontrar formar para reduzir o volume de doenças ocupacionais", explica o presidente do sindicato Vadecir Stobe. A preocupação com o assunto é antiga. O Sitracarnes já promoveu seminários, encontros e debates nos últimos anos "mas infelizmente não existe consciência formada sobre a questão", cobra o sindicalista. Mostra que esta é mais uma tentativa "para conscientizar o empresariado a dar mais atenção ao problema".
As doenças ocupacionais, especialmente a LER e DORT, atingem 10% dos trabalhadores das agroindústrias de Chapecó. "O índice é inaceitável" protesta Stobe. É para discutir as causas e conseqüências na vida dos trabalhadores e propor mudanças que o Fórum está sendo promovido. Para apontar soluções o sindicato convidou um dos maiores especialistas em saúde do trabalhador do país: o médico Ronaldo de Souza Costa, de Campo Grande (MS).
Além de inutilizar pessoas para o trabalho, as doenças significam alto custo financeiro para as empresas e para o governo. "Custaria bem menos prevenir do que tratar", observa o dirigente sindical. O drama maior fica por conta dos trabalhadores "cujos casos são irreversíveis", enfatiza Stobe, para lamentar "a mutilação dos profissionais".
Programa – Após a abertura a ser feita pelo presidente do Sitracarnes Valdecir Stobe e pelo presidente da Fetiaesc (Federação dos Trabalhadores) Miguel Padilha, serão apresentados relatos de casos, seguido da palestra de Ronaldo Costa com o tema "A Psicodinâmica do Trabalho".
Depois de breve intervalo o auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego Paulo Roberto Cervo falará sobre "Cenário Local". A última palestra "Aspectos Jurídicos – LER/DORT" vai ser proferida pelo procurador do Ministério Público do Trabalho Sandro Eduardo Sardá. O Foram encerra com debates às 17 horas e 30 minutos.