Imagem do dia
[caption id="attachment_69212" align="aligncenter" width="1024"] Veja fotos da Plenária e Caminhada da Classe Trabalhadora[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Começa reunião da FITIM em Salvador
quarta-feira, 28 de novembro de 2007
Força
O governador Jaques Wagner abriu a reunião do Comitê Central da FITIM em Salvador, Bahia, nesta quarta-feira, dia 28 de novembro. Em seu discurso, o governador lembrou com orgulho sua origem sindical, saudou os presentes e, para ilustrar o tema principal do evento, citou os avanços significativos nas relações trabalhistas na China, onde os trabalhadores têm intensificado mais suas reivindicações sobre melhorias nas condições de trabalho e seus direitos.
Como primeiro orador do evento, Eleno Bezerra, presidente da CNTM, desejou boas-vindas às delegações de 125 países, dos cinco continentes, e falou sobre a luta da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, desde a sua fundação, contra a precarização do trabalho e a pauperização da classe trabalhadora.
"Neste instante, solidarizo-me com as demais entidades participantes na busca por melhores condições de trabalho e de vida para os trabalhadores de todo o mundo", disse Eleno na abertura da reunião.
Clique aqui para ler artigo de Eleno sobre o tema e a reunião da FITIM
Saiba mais sobre o evento
Na reunião do Comitê Central da FITIM em Salvador, Bahia, dias 28 e 29 de novembro, os filiados estão discutindo ações globais contra o trabalho precário. O trabalho precário tipicamente é não-permanente, temporário, informal, inseguro e contingente. Quem tem estes empregos freqüentemente trabalham sem a cobertura da legislação trabalhista ou as proteções da seguridade social. O trabalho precário é causado por práticas empregatícias que visam maximizar os lucros e a flexibilidade, e transferir os riscos para os trabalhadores.
Outras questões que estarão na pauta do Comitê Central da FITIM são os preparativos para o Congresso da FITIM em 2009 e a designação de um SecretárioGeral Assistente.
Na 2ª feira, 26 de novembro, foi realizada uma oficina de mulheres da FITIM sobre trabalho precário para ouvir relatórios de diferentes regiões sobre como as mulheres são afetadas pelo trabalho precário e se preparar para a discussão no Comitê Central. Na conclusão da reunião, os delegados e sindicalistas locais se juntarão num protesto no centro de Salvador contra o trabalho precário. Os filiados da FITIM são encorajados a participar da passeata com as bandeiras de seus sindicatos. (FITIM).
Veja mais textos da CNTM divulgados no evento