Imagem do dia
[caption id="attachment_68591" align="aligncenter" width="2560"] Presidente da Força Sindical reúne-se com sindicalistas da Central em Rodônia[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Comerciários ganham festa para marcar dia dedicado à categoria
terça-feira, 23 de outubro de 2007
Força
A 18ª Festa do Comerciário levou centenas de trabalhadores da categoria para a Praça Washington Luiz, ontem. Organizado pelo Sindicato dos Empregados do Comércio de Macaé, associado da Força Sindical, o evento foi embalado pelo som de um trio elétrico e show de pagode. Além da animação musical, foram sorteados 100 bicicletas, quatro fuscas e distribuídos brinquedos para a criançada. O destaque ficou por conta do sorteio de 200 aquisições de imóveis.
"Nós recebemos a doação da prefeitura, aprovada na Câmara dos Vereadores, de mil lotes de 200 m2 cada, para construção de mil casas ou apartamentos para os comerciários de Macaé", explica a presidente do Sindicato, Maria Silva.
Este ano a prefeitura já entregou 231 terrenos. No espaço serão construídos 900 apartamentos de dois quartos, sala, cozinha, banheiro e varanda, dos quais 200 serão sorteados na festa. Em dezembro, serão sorteados mais 200 imóveis. A partir de 2008, a prefeitura estará entregando mais terrenos. A expectativa é que sejam construídos cerca de 5000 apartamentos para os comerciários.
"Estamos analisando a proposta de três construtoras. O trabalhador que for contemplado vai pagar mensalmente de R$ 170 a R$ 180", detalha Maria Silva, lembrando que o comerciário vai sair do aluguel e "estará pagando o que é dele".
"Coube a prefeitura a entrega e legalização de uma parte dos terrenos e toda a urbanização e infra-estrutura em torno do condomínio que será construído", explicou o prefeito Riverton Mussi, que esteve na festa dos comerciários. De acordo com o prefeito, os demais terrenos serão entregues aos poucos. "Estaremos viabilizando conforme o andamento das obras", acrescentou Riverton Mussi.
De acordo com o Sindicato, Macaé tem hoje 15 mil comerciários, dos quais somente quatro mil são sindicalizados.
"Essa é uma oportunidade para as pessoas do comércio, que ganham pouco, comprarem um apartamento", afirma Mariléa da Conceição Santos, uma funcionária de um supermercado da cidade.
Para quem mora de aluguel, o sorteio foi a grande chance para ter a casa própria. "Eu não teria condições de comprar um imóvel sem a ajuda que esta aquisição oferecerá", explica Arimatéia Domingos, funcionária de um supermercado da cidade, ganhadora de uma das aquisições.
Arimatéia não foi a única a ganhar a oportunidade de sair do aluguel. Também funcionária de um supermercado, Virdéa Silva está feliz da vida com o sorteio. "Vai me ajudar bastante, vou poder sair do aluguel", conta a comerciaria.
Inscrições
Para participar do sorteio com os imóveis, o comerciário pôde fazer a inscrição na hora, apresentando seus documentos de identificação, contra-cheque e comprovando que é sindicalizado.
"Para esse sorteio a pessoa deveria ser sindicalizada. Caso os comerciários que não estejam interessados em ter sua casa própria, poderão se sindicalizar para o próximo sorteio de dezembro", explica Maria Silva.