Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Construção Civil à beira de um apagão
terça-feira, 22 de janeiro de 2008
Força
O setor da economia que mais cresceu em 2007 foi o da Construção Civil. Isso porque o saldo recorde de empregos gerados chegou a 176.755, revelando uma expansão de 13,08% no total de novos trabalhadores com carteira assinada no setor.
Em que pese esse fato, ainda existem 200 mil vagas a ser preenchidas nos canteiros de obras de todo o Brasil. E não o são por um grave motivo: falta de qualificação profissional.
Diante desse quadro, que pode inclusive levar a um apagão da mão-de-obra da construção em breve, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Paulo, Antonio de Sousa Ramalho, conseguiu a realização de uma Audiência Pública em Brasília.
Ela será organizada no Ministério do Trabalho, no próximo dia 28, às 10 horas. E contará com a participação de representantes do governo, do empresariado e das centrais sindicais que têm, entre seus filiados, sindicatos ligados à Construção Civil.
Através do projeto Planseq – Plano Setorial de Qualificação, os participantes debaterão fórmulas que levem à otimização de cursos de qualificação e requalificação no setor da Construção Civil, que responde por 16% do PIB brasileiro.
Duas importantes entidades já confirmaram presença: a CBIC – Câmara Brasileira da Indústria do Comércio e a ABRAMAT – Associação Brasileira de Materiais.