Imagem do dia
[caption id="attachment_69212" align="aligncenter" width="1024"] Veja fotos da Plenária e Caminhada da Classe Trabalhadora[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Curitiba (PR): Força-PR reivindica proibição do amianto em São José dos Pinhais
quinta-feira, 11 de abril de 2013
Força
Pedido foi feito durante audiência na Câmara Municipal
A audiência, organizada Ministério Público do Trabalho, apresentou os danos causados ao trabalhador através da exposição ao amianto e também sobre a substituição de seu uso na fabricação de telhas e caixas d’água de Eternit. O amianto é um mineral altamente cancerígeno, que ataca principalmente o pulmão e já é proibido em 66 países.
De acordo com a procuradora do trabalho, Margaret Carvalho, o Brasil já possui capacidade tecnológica para substituir o amianto, porém na há interesse econômico. “Muitas fábricas já fazem telhas de outros materiais, mas como o amianto é mais barato não há vantagem financeira em substituí-lo. No entanto, devemos pensar em longo prazo na redução dos gastos em saúde pública e, principalmente, na salubridade e qualidade de vida do trabalhador”, explicou.
“O uso do amianto representa perigo não só para quem trabalha com o material, mas também para o consumidor. É válido ressaltar também que a hipótes de que aprovação deste projeto possa causar desemprego é infundada. Podemos usar o exemplo da proibição do jato de areia”, analisa o representante da Força-PR, Gerson Luiz Vuicik, o Tainha.
A audiência também contou com o depoimento das vítimas do amianto. “Perdi meu emprego e sou um precedente para demais episódios, pois foi comprovado cientificamente que a doença desenvolveu-se pela exposição ao amianto e ganhei o processo contra a empresa que eu trabalhava”, comentou Herbert Fruehauf, representante da Associação Brasileira de Expostos ao Amianto (Abrea).
Participaram também, representantes do Poder Legislativo, executivos e sindicatos da categoria.
Tramitação
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de São José já está discutindo o projeto de autoria do vereador do PSDB, Ailton Alves de Oliveira, mais conhecido como “Fenemê”. A tendência é que o projeto seja votado nos próximos dias.
Conquista em Curitiba
No final de 2012, com a pressão de movimentos sociais e da Força Sindical do Paraná, os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba aprovaram por unanimidade o projeto de lei da vereadora Noemia Rocha (PMDB), que proíbe o uso proíbe o uso do amianto nas empresas da cidade. O projeto já foi sancionado e estabelece um período de transição de três anos para que as empresas se adaptem à norma.