“Seja no campo ou na cidade, nos bairros centrais ou na periferia, o envelhecimento não ocorre de forma igual e vários fatores causam essa desigualdade”, destacou a diretora de Assuntos Internacionais do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi, Andrea Gatto, que coordenou a mesa de debates.
Com o tema “Envelhecimento nos Territórios” o debate contou ainda com os membros do Sindnapi Diogenes Sandim e João Pedro, além do economista Airton dos Santos, responsável pela subseção do Dieese no sindicato.
Para Andrea é preciso considerar as diferentes realidades na hora da elaborarão de políticas públicas.
“Os territórios fornecem um poderoso mapa sob a realidade na ponta e sobre as necessidades urgentes. Em cada contexto é preciso ter uma atuacao especifica, com politicas públicas que atendam as necessidade daquela população”.
João Pedro lembrou a importância do FSM em apresentar propostas para a proteção so idoso, para a criação de políticas públicas que sejam capazes de melhorar a qualidade de vida, um assunto tão importante que é construir a humanidade para o idoso e que muitas vezes não recebe o que lhe é de direito.
Durante sua apresentação, João Pedro também falou sobre o trabalho do Sindnapi de lutar pelos diretos dos aposentados, pensionistas e idosos.
Já Diogenes reforçou a necessidade da elaboração de políticas públicas específicas para a realidade de cada região. “E cabe tambem a nos, e nao simplismente aos poderes públicos, propor essas políticas de forma permanente e que surjam através do diálogo, do uso das experiências para que reflitam as reais necessidades dos idosos.”
Já Airton destacou a importância da defesa da Previdência Social como forma de garantir que a pessoa, ao envelhecer, tenha uma forma de manter uma vida digna.
“As desigualdades surgem já nas oportunidades de formação dos diversos segmentos da população e que refletirá no acesso às profissões que oferecem remuneração mais digna. Isso irá, lá na frente, afetar a aposentadoria.”
E lembrou a importância dos benefícios pagos pela Presidência não apenas para os beneficiários.
“Sao pagos benefícios para quase 40 milhões de aposentados e Pensionistas e isso representa uma injeção de quase R$70 bilhões na economia. Muitos municípios dependem desses aposentados para fazer girar a economia local. Então, são os aposentados que injetam dinheiro para sustentar o comércio, os serviços desses municípios.”
A realização do evento é do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos- Sindnapi, do Instituto Amigos do Fórum Social Mundial Porto Alegre – IAFSMPOA e do Pró Diversitas, e conta com o apoio do Fórum de Desenvolvimento Democrático Regional da Assembleia Legislativa – FDDR, daTVE e da FM Cultura.
A realização do evento é do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos- Sindnapi, do Instituto Amigos do Fórum Social Mundial Porto Alegre – IAFSMPOA e do Pró Diversitas, e conta com o apoio doFórum de Desenvolvimento Democrático Regional da Assembleia Legislativa – FDDR, daTVE e da FM Cultura.
A solenidade oficial de abertura acontece às 16h com a presença de representantes de instituições e movimentos sociais e autoridades, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
“Em seguida o chileno Lúcio Diaz, da Coordenação de Organizações Regionais da Sociedade Civil da América Latina e do Caribe (CORV) falará sobre ‘Personas Mayores com Derechos e Dignidad’ (Idosos com direitos e dignidade)”, lembra Eunnice Luz, diretora de Anistia do Sindnapi e responsável pela subsedes do sindicato no Rio Grande do Sul.
À noite acontece um evento cultural na Concha Acústica do Teatro S Pedro com apresentação das Divas da Alegria e da Dupla Lua Mágica, Duo Accordi (BSB), entre outras atrações.
Eunice Luz, que também faz parte da organização do FSM explica que estarão em debate durante o Fórum temas como a “Década do Envelhecimento Ativo e Saudável”; “Clima, Meio Ambiente e o Envelhecimento”; “Cidade Amiga do Idoso”; “Rede Nacional de Proteção e Violência contra a Pessoa Idosa – RENADI”; “Economia Prateada”; “Esportes na Terceira Idade”, “Saúde”, “Habitação”, entre outros.
A transmissão de todas as atividades acontecerá por meio do Canal do Youtube da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, pelo Facebook, pela TVAL e pela Rádio AL.
Para se inscrever no evento, basta acessar o link
Serviço:
X Fórum Social Mundial da População Idosa (FSMPI)
Data – de 20 a 24 de janeiro de 2025
Forma – Híbrida (presencial e online)
Leia também: Presidente da Força participa de Seminário da Feticom-SP