“É fundamental mostrar para a sociedade como um todo e para a classe política brasileira a importância de um olhar mais cuidados com a população idosa, que vem crescendo de forma acelerada em todo o Brasil”, lembrou Andrea.
Ela participou de uma caminhada na capital de São Paulo, que terminou com a entrega de um documento com uma vasta pauta para o presidente da Comissão Parlamentar de Direitos da Pessoa Idosa da Câmara de Vereadores de São Paulo, Senival Moura (PT).
O Dia Internacional da Pessoa Idosa foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1990. Em 2006 a data passou a ser também o Dia Nacional da Pessoa Idosa com a sanção da lei nº 11.433.
Já em Vitória, no Espírito Santo, os associados do Sindnapi tiveram um café da manhã com a palestra da médica Gabriela Bortolon sobre “Longevidade com Qualidade Cuidado do Corpo e da Mente”.
De acordo com Jânio Araújo, diretor do Sindnapi e responsável pela subsede capixaba, a intenção foi debater a qualidade de vida do idoso. “Essa é uma questão cara para o sindicato. Sempre esteve em sua pauta”, destaca
Em Porto Alegre, a Frente Parlamentar Estadual da Defesa das Políticas para a Pessoa Idosa, abriu as comemorações do mês da Pessoa Idosa com o slogan “Estamos Aqui! Visibilidade e Valorização” com a entrega de certificados aos centenários do Rio Grande do Sul, no dia 29 de setembro com a presença de nove centenários.
“E nesta quarta-feira 1º de outubro, tivemos a abertura do Outubro Prata, evento promovido pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa – COMUI e da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Humano, SMIDH”, lembra a diretora do Sindnapi, Eunice Luz, que também responde pela subsede gaúcha da entidade.