Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
25 ABR 2024

Imagem do dia

8⁰ Congresso Internacional de Direito Sindical 8⁰ Congresso Internacional de Direito Sindical

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Força

Entidade promove 1º Encontro Estadual da Juventude do Setor Químico da Fequimfar

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Força

Entidade promove 1º Encontro Estadual da Juventude do Setor Químico da Fequimfar

FequimfarCrédito: Arquivo: Fequimfar

Crise, Emprego e Perspectivas para os Jovens Trabalhadores nas Indústrias Químicas

Crise, emprego, momento atual e perspectivas para o futuro são os temas principais do Encontro de Jovens trabalhadores nos segmentos industriais químicos da FEQUIMFAR, que será realizado entre os dias 1 e 2 de agosto, na colônia de férias dos Borracheiros, em Praia Grande SP.

“Nosso objetivo fundamental é o de poder fortalecer a Juventude Química da Força Sindical, junto à disponibilização de encontros, palestras, cursos e oficinas, com o máximo de informações e dados, referentes ao cotidiano politico, social, trabalhista e econômico dos jovens. Nesse sentido, o 1º Encontro Estadual da Juventude do Setor Químico deve comtemplar uma gama enorme de questionamentos, frente ao mundo em que vivemos, além de proporcionar um espaço democrático, para discussão de temas e construção de propostas, inerentes ao dia a dia os jovens que trabalham nas indústrias do setor industrial químico. Ressaltamos também, a importância de todo esse trabalho para os jovens, em relação visto que esta é a primeira vez que estão encarando uma crise de grandes proporções, que já começa a afetar a vida de todos.”
Sergio Luiz Leite, Serginho
Presidente da FEQUIMFAR e 1º secretário da Força Sindical  

Edson Dias Bicalho, secretário geral da FEQUIMFAR, reitera que a juventude representa uma etapa da vida marcada pela superação da dependência e proteção exigida pela infância e adolescência “É na juventude que o indivíduo processa de maneira mais intensa uma formação de valores, junto a sua trajetória e referências de vida, na busca de sua inserção na vida social. Sendo assim, é preciso estar mais atento às suas necessidades e demandas específicas, como o acesso a educação, emprego e no enfrentamento às mais variadas formas de violência física e social.”
PROGRAMAÇÃO
1º PAINEL – Movimento Sindical: reconhecimento da importância e ampliação da participação dos jovens na estrutura sindical
2º PAINEL – Direito Sindical: Acordo e Convenção Coletiva
3º PAINEL – Desafios e perspectiva da juventude: abordagem sobre gênero, raça, etnia e diversidade sexual
4º PAINEL – Juventude do setor químico, vocês tem fome de quê?
Resoluções do 8º Congresso da FEQUIMFAR para os Jovens
A Importância dos Jovens na Gestão do Sindicalismo Moderno
Os jovens têm grande importância na gestão do sindicalismo moderno. Um dos objetivos do sindicalismo brasileiro é assegurar o envolvimento dos jovens na organização e ação sindical. A dificuldade em sindicalizar jovens trabalhadores (as) é uma amarga realidade enfrentada pelos sindicatos, além da falta de interesse desses em relação à história das lutas sindicais. Em consonância a esse fato, percebe-se que os movimentos sociais estão cada vez mais alicerçados pelos jovens, e recebem um oxigênio novo em suas ações.  

Não se pode generalizar o pensamento e os anseios da juventude brasileira, pois o Brasil é um berço de diferenças culturais, econômicas e sociais, mas é fácil identificar os principais interesses destes que serão a força motora da nação. As pautas giram em torno de questões estruturais, como uma educação de qualidade que lhes garantam perspectiva no futuro, segurança e transporte eficientes para usufruir de sua liberdade, decentes condições de saúde pública e o que dignifica o cidadão, o direito ao “emprego”.
As bandeiras içadas pelo movimento sindical e pelos jovens contemporâneos são as mesmas, porém a maneira de agir diverge em suas ações e a comunicação não estabelece um diálogo permanente e saudável. É possível observar que a principal fonte de mobilização da juventude se dá por estratégias eficazes no ambiente virtual e as relações se estabelecem fortemente nas mídias sociais, nos blogs, nos aplicativos para celulares e tablets, num diálogo constante e veloz, com uma linguagem que se universalizou e atende todas as esferas sociais. Talvez seja por esse ambiente que o movimento sindical, que ainda caminha a pequenos passos, atingirá objetivos mais consistentes em relação à juventude.

Fortalecer a organização da juventude nas instâncias do sindicalismo, qualificar a intervenção nos espaços de atuação e ampliar a participação dos jovens nas direções sindicais é uma meta factível e que pode ser alcançada, desde que aqueles que acumulam experiência a desejem. Essa mescla de conhecimento e experiência, aliados à força e garra da juventude é fundamental para a saúde do sindicalismo brasileiro e pontuará os novos rumos traçados pela classe trabalhadora.

É fator imprescindível que esse jovem, ao entrar no movimento sindical, passe por um período de formação, compreendendo a história de lutas e conquistas, as vivências dos sindicalistas mais experientes e construindo um olhar mais politizado, para assim se tornar capaz de trazer um novo ponto de vista ao debate político nos sindicatos, federações, confederações, centrais e junto à sociedade.
Essa é uma nova geração, não apenas em relação à idade, mas em sua maneira de entender e construir política social e sindical. Nela, existe um potencial enorme e eficaz de comunicação e sua capacidade criativa, capaz de mobilizar a classe trabalhadora e de romper com as formas ultrapassadas que ainda estão existem no mundo sindical. O papel dos jovens é de fundamental importância para a manutenção de toda essa incansável luta do movimento sindical, pelos direitos trabalhistas e sociais, e pela construção de uma sociedade com mais justiça, igualdade e democracia.  

A FEQUIMFAR e o Departamento da Juventude, considerando o exposto, buscam construir ações sindicais e articulações políticas que possam responder às diferentes dimensões e aspectos dos(as) jovens trabalhadores(a) do setor químico. Nesse contexto, apresentamos as resoluções do 8º Congresso em consonância com a Lei nº 12.852 – 05/08/2013 – Estatuto da Juventude e com discussões de políticas públicas da Secretaria Nacional de Juventude e Conselho Nacional de Juventude, desta forma a FEQUIMFAR estará alicerçada em uma discussão ampla no âmbito nacional para a execução de suas ações sindicais.

– Fortalecer a participação nos debates de políticas públicas específicas à juventude, reconhecendo a diversidade juvenil, fortalecendo o diálogo, as parcerias e articulações a fim de que a política pública de juventude – PPJ – possa se transformar em uma política de Estado;

– Valorização e promoção da participação sindical, social e política do (a) jovem trabalhador (a) do segmento químico;
– Promoção de debates dos temas mais prevalentes nos (as) jovens: droga lícita e não lícita, gênero, sexualidade, saúde dos(as) trabalhadores(as), discriminações: raça e etnia;

– Promoção de debate sobre o direito do(a) jovem à profissionalização, ao trabalho exercido em condições de equidade e segurança, adequadamente remunerado e com proteção social; o desemprego juvenil e assegurar o trabalho decente para os(as) jovens;
– Identificar e combater ao trabalho infantil
– Ampliação e fortalecimento do número de jovens trabalhadores do setor químico nos cargos de direção da estrutura sindical (sindicato, federação, confederação e central);
– Desenvolvimento de pesquisa de opinião no setor químico, buscando levantar as questões da juventude química, de modo a possibilitar a análise e reflexão sobre o perfil, demandas e formas de participação para identificar o perfil do (a) jovem trabalhador(a) do setor químico, subsidiando as ações sindicais de forma integrada;
– Utilização de tecnologias sociais para a disseminação de ações sindicais direcionadas a inclusão, emancipação e garantia de direitos da juventude química;
– Que se cumpra a Lei 10.907/2000 do Menor Aprendiz, buscando articular investimento na formação profissional, assegurando o direito a salário descente de acordo com a ocupação e carga horária flexível para que o(a) jovem continue estudando.
 

Fonte: Assessoria de imprensa da Fequimfar

Últimas de Força

Todas de Força
Viva o 1º de Maio de lutas e conquistas
Força 3 MAI 2024

Viva o 1º de Maio de lutas e conquistas

Força-RS mobiliza sindicatos em solidariedade às vítimas das enchentes no Estado
Força 3 MAI 2024

Força-RS mobiliza sindicatos em solidariedade às vítimas das enchentes no Estado

Assembleia dará largada à campanha salarial dos frentistas do estado do Rio
Força 3 MAI 2024

Assembleia dará largada à campanha salarial dos frentistas do estado do Rio

SinSaudeSP apresenta Delegacia Sindical de Saúde
Força 3 MAI 2024

SinSaudeSP apresenta Delegacia Sindical de Saúde

Vídeos 3 MAI 2024

Rotas de Integração Sul-Americana serão importantes para crescimento econômico do País

Simone Tebet: Rotas de Integração Sul-Americana vão fortalecer industrial nacional
Força 2 MAI 2024

Simone Tebet: Rotas de Integração Sul-Americana vão fortalecer industrial nacional

Veja fotos do 1º de Maio Unitário 2024
Força 2 MAI 2024

Veja fotos do 1º de Maio Unitário 2024

Presidente do Sindnapi pede atenção do governo às perdas dos aposentados
Força 2 MAI 2024

Presidente do Sindnapi pede atenção do governo às perdas dos aposentados

Frentistas participam do 1º de Maio em Madureira e categoria é homenageada
Força 2 MAI 2024

Frentistas participam do 1º de Maio em Madureira e categoria é homenageada

1º de Maio; por João Guilherme
Artigos 2 MAI 2024

1º de Maio; por João Guilherme

1º de maio reforça unidade das centrais sindicais
Força 2 MAI 2024

1º de maio reforça unidade das centrais sindicais

Milhares de trabalhadores participaram do 1º de Maio das centrais em SP
Força 1 MAI 2024

Milhares de trabalhadores participaram do 1º de Maio das centrais em SP

1º de Maio reforça luta por democracia e direitos
Força 1 MAI 2024

1º de Maio reforça luta por democracia e direitos

Desemprego no primeiro trimestre sobe para 7,9%, revela IBGE
Força 30 ABR 2024

Desemprego no primeiro trimestre sobe para 7,9%, revela IBGE

Dia 1º de Maio tem a 25ª Metalfest
Força 30 ABR 2024

Dia 1º de Maio tem a 25ª Metalfest

Dirigentes das Centrais vão ao palco do 1º de Maio
Força 30 ABR 2024

Dirigentes das Centrais vão ao palco do 1º de Maio

1º de Maio em outros locais
Força 30 ABR 2024

1º de Maio em outros locais

Fortalecimento do movimento sindical é caminho para frear judicialização na Justiça do Trabalho
Força 30 ABR 2024

Fortalecimento do movimento sindical é caminho para frear judicialização na Justiça do Trabalho

Câmara de Vila Velha homenageia diretor do Sindnapi
Força 29 ABR 2024

Câmara de Vila Velha homenageia diretor do Sindnapi

CNJ debate fortalecimento das negociações coletivas
Força 29 ABR 2024

CNJ debate fortalecimento das negociações coletivas

Ato e Canto pela Vida: memória das vítimas de acidentes e doenças no trabalho
Força 29 ABR 2024

Ato e Canto pela Vida: memória das vítimas de acidentes e doenças no trabalho

Domésticas: Informalidade aumentou após pandemia
Imprensa 29 ABR 2024

Domésticas: Informalidade aumentou após pandemia

1º de Maio das Centrais será no Estacionamento do Estádio do Corinthians
Força 29 ABR 2024

1º de Maio das Centrais será no Estacionamento do Estádio do Corinthians

Vídeos 29 ABR 2024

Fortalecimento das negociações coletivas ajuda a diminuir judicialização

Entidades representativas dos aposentados lançam Moção de Apoio às medidas do INSS
Força 26 ABR 2024

Entidades representativas dos aposentados lançam Moção de Apoio às medidas do INSS

Trabalhador pode registrar acidente sem comunicação da empresa
Força 26 ABR 2024

Trabalhador pode registrar acidente sem comunicação da empresa

8⁰ Congresso Internacional de Direito Sindical
Imagem do dia 25 ABR 2024

8⁰ Congresso Internacional de Direito Sindical

Coopernapi terá tabela de juros do consignado a partir de 2 de maio
Força 25 ABR 2024

Coopernapi terá tabela de juros do consignado a partir de 2 de maio

Não ao assédio moral
Artigos 25 ABR 2024

Não ao assédio moral

Vida que segue
Artigos 25 ABR 2024

Vida que segue

Aguarde! Carregando mais artigos...