A atuação do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região pela inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho foi compartilhada por Carlos Aparício Clemente, coordenado do Espaço da Cidadania, na sexta-feira, 1º, durante Seminário, organizado pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho) do Paraná.
O evento marcou a abertura do “Mês Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência”, em alusão ao dia 21 de setembro, e foi promovido pelo Subcomitê de Acessibilidade e Inclusão do TRT-PR, coordenado pelo desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, com o apoio da Presidência e da Escola Judicial do TRT-PR.
Em sua palestra, Clemente levantou debates importantes sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, destacou desafios, como os casos em que o Sindicato precisou entrar com ação para que determinadas empresas respeitassem a Lei de Cotas. E, claro, também apontou casos de sucesso em empresas que investem na inclusão, nos quais seus protagonistas com deficiência apareciam em destaque no telão.
“As pessoas com deficiência possuem habilidades e competências diversas, que agregam valor às equipes e promovem a inovação. Elas só precisam de oportunidades, para isso precisamos romper barreiras e preconceitos”, explicou.