
Fequimfar: formação, presença em debates e articulação legislativa
A Fequimfar está ampliando sua presença política e oferecerá um Curso de Formação Sindical para novos dirigentes.
A Federação dos Químicos do Estado de São Paulo (Fequimfar) tem ampliado sua atuação em diferentes frentes nas últimas semanas, reforçando a formação sindical, a presença em debates sobre políticas públicas e a articulação política junto ao Congresso Nacional.
Formação de novas lideranças
Com o objetivo de fortalecer a atuação sindical e preparar novas lideranças, a Federação deu início a mais uma etapa do Curso de Formação Sindical para novos dirigentes.
Na abertura, o presidente da Federação e vice-presidente da Força Sindical, Sergio Luiz Leite, o Serginho, destacou a relevância da iniciativa:
“Estamos formando novos líderes para enfrentar os desafios políticos e sindicais nos locais de trabalho, no município, no estado, no Brasil e no mundo.”
O curso, coordenado por Angélica Lourenço, envolve todos os departamentos da entidade, oferecendo conteúdos teóricos e práticos que qualificam a atuação sindical diante das transformações no mundo do trabalho.
Enfrentamento à violência de gênero
A Fequimfar também marcou presença no I Encontro das Mulheres Servidoras da Força Sindical, realizado nesta terça-feira (9).
Representando o presidente da Força Sindical São Paulo, Danilo Pereira da Silva, a dirigente Laura Santos — secretária de Políticas para Mulheres da Força Sindical SP, coordenadora do Departamento de Mulheres e Identidade de Gênero da Fequimfar e diretora do Sindicato dos Químicos de Itapetininga e Região — participou do evento que discutiu o tema “Enfrentamento à violência de gênero e políticas públicas para mulheres”.
O encontro promoveu debates sobre estratégias para ampliar a proteção às mulheres, fortalecer redes de acolhimento e garantir direitos. Lideranças dos Químicos de Guarulhos e do STTI Instrumentos Musicais e Brinquedos também participaram.
A iniciativa foi organizada pela Secretaria Nacional do Setor Público da Força Sindical e pela Diretoria de Assuntos da Mulher da CSPB, com apoio da Secretaria Nacional de Política para Mulher e Gênero da Força Sindical.
Agenda legislativa em foco
Na esfera institucional, Serginho participou, no dia 8 de setembro, da reunião semanal das Centrais Sindicais, que contou com representantes do DIEESE, DIAP e do coordenador do Fórum das Centrais, Clemente Ganz Lúcio.
Na pauta, estiveram a Agenda Legislativa da Câmara e do Senado, os trabalhos da CPMI do INSS e a reforma administrativa.
Também foi debatido o contexto político nacional, marcado pelo julgamento no STF do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros envolvidos na trama golpista de 8 de janeiro, além do andamento do projeto de lei que discute a anistia aos golpistas.
Com essas iniciativas, a Fequimfar reafirma sua presença no campo da formação, da luta por direitos e da defesa da democracia, atuando de forma integrada nas dimensões sindical, social e política.