
Trabalho e Meio Ambiente: DIEESE lança cartilha sobre Transição Justa e COP30
Confira o mapa da Floresta Amazônica
Em um momento em que o Brasil se prepara para sediar a COP30, em Belém (PA), o DIEESE lançou a cartilha “Papo Reto: Desenvolvimento Sustentável, Transição Justa e COP30”, produzida em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O material apresenta, em linguagem acessível, os principais conceitos e desafios que relacionam mudanças climáticas, trabalho e justiça social, destacando o papel central dos sindicatos na formulação de políticas públicas e na defesa dos direitos dos trabalhadores diante das transformações ecológicas e produtivas.
A cartilha explica o que está em jogo na Conferência do Clima das Nações Unidas (COP30), que reunirá cerca de 190 países para discutir metas de redução de gases de efeito estufa, adaptação às mudanças climáticas e financiamento climático para países em desenvolvimento. O documento também ressalta as prioridades brasileiras, como o fortalecimento das metas de ambição climática (NDCs), a criação de um Fundo para Florestas Tropicais e a valorização da Amazônia como centro da ação climática global.
De acordo com o DIEESE, o atual modelo produtivo baseado em altas emissões de carbono e exploração predatória é insustentável, e a Transição Justa surge como resposta a esse cenário. O conceito, originado no movimento sindical, propõe que as mudanças rumo a uma economia verde não deixem ninguém para trás, garantindo empregos verdes com direitos, qualificação profissional e inclusão social.
O documento enfatiza que os trabalhadores estão entre os mais afetados pela crise climática — com aumento de doenças ocupacionais, perda de renda e precarização. Por isso, os sindicatos devem ser protagonistas, levando às mesas de negociação cláusulas ambientais e trabalhistas, defendendo financiamentos públicos transparentes e atuando em espaços como o Fórum da Transição Energética, o Conselho Nacional dos ODS e o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas.
Com cerca de 6% dos empregos formais no Brasil classificados como “verdes”, o DIEESE alerta para a necessidade de ampliar oportunidades com trabalho decente, igualdade de gênero e combate ao racismo ambiental. Setores como saneamento básico, agricultura orgânica, energia renovável e reflorestamento são apontados como estratégicos para essa expansão.
Por fim, a cartilha propõe diretrizes para um projeto de desenvolvimento socioambiental sustentável, centrado na redução das desigualdades, na tributação de grandes fortunas e na construção de uma economia circular. A mensagem central é clara: não há transição ecológica sem justiça social. O futuro do planeta depende da capacidade de conciliar emprego, renda e meio ambiente com democracia e participação popular.
Confira aqui a Íntegra da Cartilha DIEESE COP30
Leia também:

Centrais marcham à Praça dos Três Poderes após CONCLAT

Miguel Torres destaca unidade em ato em Brasília

Milhares de trabalhadores fazem grande ato por direitos em Brasília

Flávio Dino recebe pauta jurídica das centrais sindicais

Centrais divulgam agenda jurídica no STF e TST

Confira a Pauta da Classe Trabalhadora

Centrais serão recebidas por Lula após Marcha no dia 15

Confira as orientações para identificar os ônibus que irão à Brasília

Excursão do Sindnapi reúne associados em Caraguatatuba

Etanol: trabalhadores aprovam pauta salarial 2026

1º de Maio: Sindicato dos Metalúrgicos SP vai realizar evento

Frentistas são homenageados no Senado e reforçam luta por direitos

Jornal dos Eletricitários SP reforça luta contra caducidade no setor

É amanhã! Marcha a Brasília mobiliza trabalhadores

Força Sindical promove palestras no 28 de Abril

Metalúrgicos SP debatem Marcha, Conclat e agenda sindical 2026

Faltam dois dias para Marcha a Brasília

Centrais convocam Conclat 2026 e marcha em Brasília

Certificação do Programa Manuel Querino reúne formandos

Sindicalistas debatem pauta sindical em Piracicaba

Marcha a Brasília entra na reta final de mobilização

Juruna ressalta mobilização para 15 de abril em entrevista à TVT

CONCLAT 2026 E MARCHA DA CLASSE TRABALHADORA

Marcha a Brasília entra na reta final de mobilização

Sindicalistas debatem fim da escala 6×1 e negociação coletiva

Dois projetos de mundo em confronto: uma análise de conjuntura para a classe trabalhadora

Frentistas SP rejeitam proposta e mantêm negociação em SP

Sinpospetro RJ: 21 anos de história, da fundação à consolidação

Mutirão de emprego do Sintracon-SP acontece dia 14



