
Trabalho e Meio Ambiente: DIEESE lança cartilha sobre Transição Justa e COP30
Confira o mapa da Floresta Amazônica
Em um momento em que o Brasil se prepara para sediar a COP30, em Belém (PA), o DIEESE lançou a cartilha “Papo Reto: Desenvolvimento Sustentável, Transição Justa e COP30”, produzida em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O material apresenta, em linguagem acessível, os principais conceitos e desafios que relacionam mudanças climáticas, trabalho e justiça social, destacando o papel central dos sindicatos na formulação de políticas públicas e na defesa dos direitos dos trabalhadores diante das transformações ecológicas e produtivas.
A cartilha explica o que está em jogo na Conferência do Clima das Nações Unidas (COP30), que reunirá cerca de 190 países para discutir metas de redução de gases de efeito estufa, adaptação às mudanças climáticas e financiamento climático para países em desenvolvimento. O documento também ressalta as prioridades brasileiras, como o fortalecimento das metas de ambição climática (NDCs), a criação de um Fundo para Florestas Tropicais e a valorização da Amazônia como centro da ação climática global.
De acordo com o DIEESE, o atual modelo produtivo baseado em altas emissões de carbono e exploração predatória é insustentável, e a Transição Justa surge como resposta a esse cenário. O conceito, originado no movimento sindical, propõe que as mudanças rumo a uma economia verde não deixem ninguém para trás, garantindo empregos verdes com direitos, qualificação profissional e inclusão social.
O documento enfatiza que os trabalhadores estão entre os mais afetados pela crise climática — com aumento de doenças ocupacionais, perda de renda e precarização. Por isso, os sindicatos devem ser protagonistas, levando às mesas de negociação cláusulas ambientais e trabalhistas, defendendo financiamentos públicos transparentes e atuando em espaços como o Fórum da Transição Energética, o Conselho Nacional dos ODS e o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas.
Com cerca de 6% dos empregos formais no Brasil classificados como “verdes”, o DIEESE alerta para a necessidade de ampliar oportunidades com trabalho decente, igualdade de gênero e combate ao racismo ambiental. Setores como saneamento básico, agricultura orgânica, energia renovável e reflorestamento são apontados como estratégicos para essa expansão.
Por fim, a cartilha propõe diretrizes para um projeto de desenvolvimento socioambiental sustentável, centrado na redução das desigualdades, na tributação de grandes fortunas e na construção de uma economia circular. A mensagem central é clara: não há transição ecológica sem justiça social. O futuro do planeta depende da capacidade de conciliar emprego, renda e meio ambiente com democracia e participação popular.
Confira aqui a Íntegra da Cartilha DIEESE COP30
Leia também:

Audiência sobre redução da jornada terá Hugo Motta e Marinho

Sindec-POA desmente acordo com Zaffari e comenta condições de trabalho

Especialistas debatem redução da jornada na Unicamp

Metalúrgicos da Dex aprovam PLR com mínimo de R$ 24 mil

Sintrabor alerta sobre renúncia ilegal de direitos

Campanha salarial mobiliza construção civil em São Paulo

Metalúrgicos SP debatem jornada menor e saúde mental

Homenagem celebra mães metalúrgicas em São Paulo

Diretoria dos Químicos de Lorena toma posse para novo mandato

Comissão amplia debates sobre fim da escala 6×1

CNS destaca 48 anos da luta antimanicomial

Eletricitários SP sorteiam prêmios e reforçam recadastramento

Sintepav-BA defende jornada menor e valorização

Sinthoresp amplia diálogo e debate valorização feminina

Serginho critica uso do FGTS no Desenrola

Idosos permanecem mais tempo no mercado de trabalho

Força Sindical-SP visita nova estrutura do CATE Central

Força Sindical-RS fortalece unidade com nova filiação

Maria Rosângela é homenageada em congresso sindical

Centrais ampliam pressão pela Convenção 151

Sintrabor realiza Campanha da Boa Visão na Paranoá

Sindec intensifica mobilização pelo fim da escala 6×1

1º de Maio em Jundiaí une celebração e reflexão

Milhares de metalúrgicos participam da 27ª Metalfest

Frentistas aprovam pauta da campanha salarial no RJ

Centrais e deputados debatem jornada menor

Movimento sindical intensifica articulação contra escala 6×1

Trabalhadores defendem ganho real no piso gaúcho

Metalúrgicos de Guarulhos celebram Dia das Mães sábado, dia 9



