Imagem do dia
Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1
Trabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.
Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.
As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.
Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.
No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.
Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.
Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.
Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.
Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.
Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.
São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.
Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.
Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.
Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/
Enviar link da notícia por e-mail
COP-30
Sindicalistas reforçam importância da COP30 nos debates globais
quarta-feira, 19 de novembro de 2025
COP-30
Dirigentes sindicais destacam a importância da COP30 e reforçam a participação ativa dos trabalhadores nos debates sobre clima, desenvolvimento e justiça social
Os sindicalistas destacaram a importância estratégica da COP30 e afirmaram que os trabalhadores precisam participar ativamente dos debates globais, garantindo voz qualificada nas decisões sobre clima e desenvolvimento.
Além disso, eles ressaltaram que a presença contínua das entidades ao longo do evento fortalece pautas sociais e assegura que a transição climática considere justiça, emprego digno e proteção trabalhista.
Os representantes também defenderam que, por meio do diálogo, os trabalhadores influenciam políticas públicas mais responsáveis e promovem soluções sustentáveis, contribuindo para uma agenda ambiental integrada às necessidades da classe trabalhadora.
O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, reforçou que durante a COP-30, Belém do Pará se tornou a capital do mundo e parabenizou o movimento sindical que, de forma organizada criou um espaço para debater diretamente os temas que prejudicam os trabalhadores e também construímos propostas para melhorar todas as condições de trabalho.
Ele lembrou que, além disso, as centrais sindicais participaram ativamente dos debates tanto na Zona Verde quanto da Zona Sul.
“Desde segunda-feira, acompanhamos eventos fundamentais, num momento decisivo para fortalecer nossas bandeiras, levar nossas reivindicações e dar ainda mais eco à voz dos trabalhadores pelo Brasil”.
Veja o vídeo:





























