
Força Sindical integra 4º Congresso da IndustriALL em Sydney
A Força Sindical participa do 4º Congresso Mundial da IndustriALL Global Union, realizado em Sydney, Austrália, entre 3 e 7 de novembro, com o tema “Organizando-Se para um Futuro mais Justo”.
Além disso, a delegação brasileira inclui CNTM, FEQUIMFAR, SINTRABOR e FENABOR, que atuam nos debates, intercâmbios e formulação de estratégias globais para fortalecer a representação dos trabalhadores.
O Congresso reúne mais de mil delegados e delegadas de cinco continentes, consolidando um dos maiores encontros sindicais do mundo para debater desafios urgentes da classe trabalhadora.
Na abertura, lideranças políticas e sindicais discursaram, entre elas o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, a presidenta da IndustriALL, Marie Nilsson, e Michelle O’Neil, da ACTU.
Também participaram o secretário-geral da IndustriALL, Atle Høie, e outras lideranças que reforçaram a necessidade de união global diante da crise geopolítica, econômica e social que atinge trabalhadores.
Nesse contexto, Mônica Veloso afirmou que o Congresso debate um conjunto estratégico de temas, como reforma estatutária, plano de ação, resoluções e conjuntura global.
O secretário-geral da FEQUIMFAR, Edson Bicalho, destacou a defesa do comércio justo, o fim do tarifaço imposto pelos EUA e políticas de igualdade salarial e inclusão de mulheres.
Da mesma forma, Bicalho reforçou o desafio de reconectar a juventude ao sindicalismo, valorizando a luta coletiva e renovando a participação dos jovens nas entidades representativas.
O dirigente Samuel defendeu aprovação de resolução contra o tarifaço dos EUA e criticou sanções arbitrárias, ataques à democracia e a escalada global de medidas econômicas injustas.
Além disso, Roberto Viger, do Sindiborracha de Americana, enfatizou que a pauta fortalece a unidade da classe trabalhadora em escala nacional e internacional.
A dirigente Osenilda Alves de Sales participou da Conferência Mundial das Mulheres e reforçou a luta contra desigualdades, misoginia e por maior presença feminina em espaços de decisão.
Entre as prioridades, o Congresso aprovou diretrizes de solidariedade global, combate à exploração, defesa da democracia e resistência ao neofascismo, ao autoritarismo e às violações de direitos.
A IndustriALL reafirmou que defenderá liberdade sindical, negociação coletiva e direito de greve, direitos atacados em diversos países com criminalização e perseguição a dirigentes.
Além disso, o plano de ação rejeitou políticas de austeridade, defendeu distribuição justa de lucros, combate à desigualdade social e responsabilização das empresas nas cadeias produtivas globais.
A organização alertou para o aumento do custo de vida, inflação global, crises geradas por guerras e impactos desiguais sobre trabalhadores, especialmente mulheres e grupos vulnerabilizados.
O Congresso também destacou emergências como digitalização, IA, descarbonização e transição energética, exigindo que avanços tecnológicos melhorem condições de vida, emprego e direitos.
A IndustriALL concluiu que “outro mundo é possível” e que a indústria deve seguir como motor econômico, com trabalho digno, lazer, direitos sociais e proteção contra a exploração.
A Delegação da Força Sindical, CNTM, FEQUINFAR / SINTRABOR/ FENABOR, está composta pelos seguintes companheiros e companheiras:
– Mônica Veloso, membro da direção Nacional da Força Sindical, CNTM, e membro da IndustriALL Global Union
– Companheiro, Edson Bicalho, Secretário Internacional Adjunto da Força Sindical, Secretário Geral da FEQUIMFAR, e membro da IndustriALL Global Union
– Sr. Samuel Alves da Silva, Vice presidente do SINTRABOR
– Sr. Roberto Viger, Tesoureiro do SINDIBORRACHA, Americana- SP, e FENABOR
– Sra. Osenilda Alves de Sales, Diretora SINTRABOR
– Sr. Ortelio Palacio Cuesta, Assessor especial Relações Internacionais do SINTRABOR .
– Sra. Mariane Coelho Martins, Assessora, do SINTRABOR.



























