Imagem do dia
[caption id="attachment_69212" align="aligncenter" width="1024"] Veja fotos da Plenária e Caminhada da Classe Trabalhadora[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Força Sindical protesta contra uso de recursos do FGTS pelo BNDES
quarta-feira, 23 de julho de 2008
Força
O secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves (Juruna), protestou ontem contra a idéia em debate no governo de usar até R$ 10 bilhões do Fundo de Garantia por tempo de Serviço (FGTS) para incrementar o orçamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES).
A Central divulgou nota oficial, classificando a proposta de "absurda" e "inoportuna". A idéia foi discutida em reunião dos ministérios da Fazenda, do Trabalho e das Cidades, com órgãos do governo que participam do Conselho Curador do FGTS, gestor do fundo. Representantes dos trabalhadores também participam do conselho.
Má idéia – "A idéia, além de absurda e inoportuna, pode causar prejuízo ao FGTS no qual 28,5 milhões de trabalhadores têm dinheiro depositado" afirma Juruna. Pela proposta em estudo no governo, o BNDES remuneraria o fundo em taxas abaixo das exigidas nos investimentos do FI-FGTS, que são de 7,6% neste ano.