
Frentistas: saúde, segurança e valorização da categoria
Frentistas ganham destaque em seminário sobre benzeno. Entenda a luta por saúde e valorização no setor de combustíveis.
A Federação Nacional dos Frentistas (Fenepospetro) e seus sindicatos filiados intensificaram, nos últimos dias, as ações em defesa da saúde e da valorização dos trabalhadores de postos de combustíveis. A agenda da categoria incluiu participação em um importante seminário nacional sobre o benzeno, substância altamente tóxica, e a realização de assembleias salariais com ampla participação das bases.
Luta contra a exposição ao benzeno
Em alusão ao Dia Nacional de Luta Contra a Exposição ao Benzeno, celebrado em 5 de outubro, a Fundacentro promoveu na última sexta-feira (3) o seminário “Benzeno e cancerígenos: avançar na proteção da saúde dos trabalhadores”, em São Paulo. O evento reuniu pesquisadores, médicos, representantes do governo e dirigentes sindicais de diversas categorias para debater estratégias de prevenção, monitoramento e fortalecimento das políticas públicas de saúde e segurança no trabalho.
Entre os participantes esteve Aparecida Evaristo, vice-presidente do Sinpospetro-RJ e integrante da Comissão Nacional Tripartite Temática (CNTT) do Ministério do Trabalho e Emprego. Há uma década atuando nas comissões, Aparecida colaborou na elaboração do Anexo IV da Norma Regulamentadora nº 20 (NR-20), que trata da exposição ocupacional ao benzeno em instalações de abastecimento de combustíveis.
Atualmente, ela participa das discussões sobre as alterações nas Normas Regulamentadoras NR-9 e NR-15. Os representantes dos trabalhadores na CNTT manifestam oposição à proposta governamental de substituir o Valor de Referência Tecnológico (VRT) — que reconhece que não há nível seguro de exposição ao benzeno — pelo Limite de Exposição Ocupacional (LEO).
“Não existe limite seguro para exposição ao benzeno. A conscientização e o fortalecimento da prevenção são as únicas formas eficazes de proteger a saúde dos trabalhadores”, defende Aparecida.
Desde sua fundação, o Sinpospetro-RJ tem priorizado a integridade física e a saúde dos frentistas, especialmente diante da exposição diária a produtos químicos e tóxicos.
Campanha Salarial 2026 no Espírito Santo
No Espírito Santo, o Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis (Sinpospetro-ES) realizou no sábado (4) uma assembleia geral que marcou o início da Campanha Salarial 2026. Com data-base em 1º de janeiro, a pauta de reivindicações foi aprovada por unanimidade pelos trabalhadores e será encaminhada ao sindicato patronal nos próximos dias.
Entre as principais demandas estão:
- reajuste salarial e ganho real,
- aumento do ticket-refeição,
- ampliação do seguro de vida,
- plano de saúde e odontológico gratuitos,
- vale-transporte gratuito,
- valorização da assiduidade.
Mais de 400 trabalhadores de várias regiões do Estado participaram da assembleia, que também contou com o tradicional sorteio da campanha “Natal Premiado”, promovida pelo sindicato.
O presidente do Sinpospetro-ES, Wellington Bezerra, celebrou o engajamento da categoria:
“Realizamos uma grande assembleia, com ampla participação dos trabalhadores. Cada ano que passa, a categoria se aproxima mais do Sindicato, e isso é gratificante. Estaremos fortes e organizados para conquistar uma Convenção Coletiva positiva, com ganhos reais e melhorias nos benefícios.”
União e engajamento
O presidente da Fenepospetro, Eusébio Pinto Neto, destacou a importância da participação dos trabalhadores nas mobilizações sindicais e nas campanhas salariais:
“Sindicatos são fortes quando estão unidos aos trabalhadores. Por isso, esteja atento ao seu Sindicato, participe, seja engajado. Juntos alcançaremos melhores condições de vida, salário e trabalho.”
As atividades recentes reforçam o compromisso da Federação e de seus sindicatos com duas frentes essenciais: a luta pela saúde e segurança no trabalho e a defesa de melhores condições salariais e de vida para os frentistas em todo o país.
Leia também: Servidores públicos debatem reformas em encontro na Força Sindical