Imagem do dia
[caption id="attachment_69212" align="aligncenter" width="1024"] Veja fotos da Plenária e Caminhada da Classe Trabalhadora[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Gravataí (RS)13-04-10: Aprovada redução da jornada para trabalhadores da GM
terça-feira, 13 de abril de 2010
Força
Sindicalistas vibram com conquista histórica
Após muita batalha e negociação os trabalhadores da General Motors em Gravataí comemoram a redução da jornada, sem redução de salários. A medida foi anunciada no final da tarde de hoje depois de reunião entre os diretores da GM e o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí. A redução das atuais 44 horas para 42 horas semanais será válida a partir de agosto desse ano, dependendo ainda de confirmação dos detalhes acertados entre as partes. O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Valcir Ascari, comemorou o resultado.
– Foi a vitória da negociação. Foi fantástico porque não conseguimos resolver através do Congresso Nacional e viemos por conta própria. A maioria dos deputados ainda tem medo dos empresários e essa é a realidade. Só querem o povo para usar de massa de manobra para buscar votos – declarou Ascari.
Os sindicalistas tiveram apoio da Força Sindical do Rio Grande do Sul, liderada por Claudio Janta. A assembleia que estava prevista para acontecer amanhã, não precisará mais ser realizada devido ao sucesso na negociação. Caso não fosse aceita a contra-proposta, os trabalhadores poderiam entrar em greve.
Os outros pontos da proposta foram todos aceitos pela direção da montadora. Os trabalhadores ganharão abono salarial de R$ 1.500,00, a ser pago no dia 23 de abril. Além disso, a participação nos resultados de R$ 5.500,00 foi assegurada junto com a valorização dos fiscalizadores (funcionários que dão apoio logístico na produção) que terão correção nos vencimentos de 3%.
Nesta terça-feira, os sindicalistas estarão em assembleia para batalhar pela aprovação da mesma proposta para as sistemistas. O conteúdo das reivindicações é idêntico ao da GM, porém com valores diferentes para abono salarial e para participação nos resultados. Os encontros acontecerão ao longo do dia no horário de entrada dos turnos.