Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Guarulhos (SP): Cipeiros realizam 19º encontro no Clube de Campo em Mairiporã
sexta-feira, 30 de abril de 2010
Força
O 19º Encontro de Cipeiros realizado em 28 de abril no Clube de Campo do Sindiquímicos, em Mairiporã, foi um sucesso. Com uma programação totalmente voltada a zelar pela segurança dos trabalhadores dentro das empresas, a abertura do encontro contou com a presença de Antonio Silvan Oliveira e Antonio Cortez Morais, presidente e vice-presidente do Sindiquímicos (respectivamente), Nelson Agostinho de Oliveira, Nelsão, diretor do Departamento de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Sindiquímicos, Sérgio Luiz Leite, presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo – Fequimfar, Davi Ramos, diretor do departamento de saúde do Sindicato dos Químicos de Americana e Lino Almeida, coordenador do departamento de Qualificação Profissional do Sindiquímicos, que deram boas vindas aos mais de 50 cipeiros presentes ao evento.Nelson Agostinho de Oliveira, o Nelsão, falou da satisfação em poder realizar uma atividade com profissionais comprometidos com a saúde dentro da empresa. “A adesão e participação de todos amplia a discussão sobre a importância da Cipa dentro da empresa”, diz.
Antonio Silvan Oliveira falou da importância da atividade dentro de uma empresa e relembrou a importância do dia 28 de abril como símbolo da manutenção e preservação da saúde. “Além de ter uma Cipa atuante com melhorias para todos os seus colaboradores. Cada um tem um papel fundamental neste processo, e o nosso é ajudar a comunidade, promovendo ações de saúde e segurança e preservação ambiental em todos os seus aspectos ”, diz.
Já Davi Ramos fez questão de falar sobre a data e sua importância histórica. “Somos e queremos ser campeões em muitos campeonatos, mas não podemos admitir o ranking de campeão de mortes e acidentes no trabalho. A data serve para esta reflexão”, salientou.
Sérgio Luiz Leite lembrou que o Sindicato que exerce seu papel junto as Cipas encara três desafios: o primeiro é convencer o setor empresarial quanto à participação do cipeiro, segundo, fazer com o cipeiro se conscientize quanto ao seu papel e responsabilidades e o terceiro, é transformar o cipeiro em fomentador. “Neste aspecto os químicos de Guarulhos estão de parabéns”, falou.
No evento, Sérgio conclamou os Cipeiros de Guarulhos e região a participarem do 2º Encontro Estadual que irá ocorrer em 21 e 22 de julho na Praia Grande.
Palestras
Dando início a programação, Lino Almeida abordou o tema destinação de resíduos e a consequência no ambiente de trabalho. “É preciso que vocês identifiquem suas fontes e os riscos a saúde“, alertou.
O técnico em segurança de Trabalho e bombeiro, Luiz Carlos da Silva, explanou sobre o plano de abandono abrangendo o trabalhador portador de deficiência. “Dentro de uma empresa a cipa tem que desenvolver um trabalho conjunto junto à brigada de incêndio. As equipes precisam pensar, inclusive, no apadrinhamento dos colaboradores portadores de deficiência”, falou. “Assim em caso de acidentes, incêndios, a evacuação é segura”, concluiu.
A explanação teve sequência com Selma Rossana, técnica em Segurança de Trabalho que tratou o tema Proatividade e segurança no trabalho. “Ser proativo e responsável são características fundamentais a um cipeiro, que de forma clara e objetiva conseguirá atuar”, falou.
De forma criativa e interagindo com os participantes, Ariovaldo Augusto Silva, técnico em segurança do trabalho, falou sobre Mapa de risco e coordenou uma dinâmica. “Programação é fundamental para exercer um bom trabalho e ser ativo dentro da Cipa”, destacou.
Rita de Cássia Maldonado, assessora do departamento de saúde do Sindiquímicos, fez exercícios ergonômicos.
Conhecimento foi o que motivou o cipeiro Valdemir Aparecido de Mello, da Farmarin, pela primeira vez no evento. “Dentro da empresa, como encarregado de produção a abordagem e trabalho na cipa têm grande respaldo. Com o curso espero poder compor ainda mais ações, além de poder trocar experiências”, falou.
O engenheiro Renato Prado Parro, parceiro do Sindiquímicos, também prestigiou o evento.
O evento contou com o apoio do assessor do Sindicato, André.
O 19º Encontro foi encerrado com um churrasco com o show da dupla Kleber e Kleymar, além de sorteio de brindes e uma estadia na Colônia de Férias em Caraguatatuba aos participantes. Foram parceiros do evento: Chimica Baruel, CNTQ, Indústria Brasileira de Infláveis Nautika, Impala e Plástico Criativo.