Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Ipatinga/MG: Denise Brum visita o Sindipa
quarta-feira, 30 de julho de 2008
Força
O dia de ontem no Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Ipatinga foi bem movimentado, além da reunião com os aposentados e outra com trabalhadores metalúrgicos, o Sindipa se reuniu com representantes do mais alto escalão da Usiminas.
Às 10hs a direção do Sindipa se reuniu com trabalhadores da Usiminas que se aposentaram entre os anos de 2002 e 2007 e não receberam 40% sobre o FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, depositado em todo período de trabalho. A reunião teve como objetivo prestar esclarecimentos sobre o andamento do processo para os aposentados.
O Sindipa já ganhou o processo na 1a e 2a Instância, estando pendente de julgamento no TST – Tribunal Superior do Trabalho. A Usiminas recorreu em ultima instancia alegando que os envolvidos no processo são aposentados e o sindicato representa trabalhadores metalúrgicos. Luiz Carlos Miranda, presidente do Sindipa, alegou, entretanto que o processo se refere à época em que os aposentados estavam na ativa.
O processo deve render em torno de R$11,5 milhões de indenização, cerca de R$32 mil para cada aposentado, este valor porém varia de trabalhador para trabalhador
O processo já se encontra em fase de cálculos, devido à instauração, pelo Sindipa, de Execução Provisória na Vara em Coronel Fabriciano. A Usiminas foi notificada judicialmente a também realizar o seu cálculo. Assim que o Sindipa levantar os valores exatos que cada aposentado deve receber, enviará um ofício via correio para todos os envolvidos apresentando o valor individual e convocando para uma reunião a fim de decidir os novos rumos da ação.
Visita Ilustre
Estiveram presentes na tarde de ontem na sede do Sindipa a superintendente de Recursos Humanos e Administração da Usiminas Denise Brum Vieira; Marcus Rogério Carneiro que ocupava anteriormente o cargo que hoje é de Denise; José Geraldo de Oliveira Meirelles, superintendente de Relações Industriais e Leonardo Magalhães Vecchi, gerente da PRP.
Denise Brum conheceu as estruturas de Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Ipatinga e se reuniu com diretores da entidade para uma conversa informal sobre a atual situação dos trabalhadores. Oportunidade em que foi marcada com a superintendente uma reunião nesta segunda-feira (04/08), às 14hs na sede da Usiminas em Belo Horizonte, para apresentação da pauta de reivindicações.
Insalubridade
Às 18hs ocorreu uma reunião com trabalhadores de áreas de risco do Sistema Usiminas que receberam adicional de insalubridade. Os trabalhadores foram informados sobre a modificação do TST – Tribunal Regional do Trabalho. De acordo com a nova decisão judicial os 20% de insalubridade devem ser sobre o salário base do trabalhador e não sobre o salário mínimo
Esta mudança significa um aumento considerável no abono dos trabalhadores, De acordo com o presidente do Sindipa, Luiz Carlos Miranda, a alteração era necessária, "a redação anterior era inconstitucional, além disto, este é um direito mais do que merecido do trabalhador que exerce suas atividades em ambientes adversos e situações penosas", finalizou.