Imagem do dia
[caption id="attachment_63290" align="aligncenter" width="700"] Centrais celebram um ano da lei de igualdade em encontro com ministro Marinho[/caption] As Centrais celebram um ano da lei de igualdade - lei 14.611, importante instrumento de promoção de justiça social e cidadania, durante um encontro realizado, nesta segunda-feira (15), na sede do Dieese - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. O encontro contou com a participação do Ministério do Trabalho, Ministério das Mulheres e o movimento sindical representado pelas centrais sindicais. Pelo governo, participaram o ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, a secretária executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi e a secretária da Secretaria Nacional de Autonomia Econômica (SENAEC), Rosane da Silva. [caption id="attachment_63330" align="aligncenter" width="700"] Dirigentes sindicais Centrais celebram um ano da lei de igualdade em encontro com ministro Marinho[/caption] O encontro foi promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (Conselhão) e foi dividido em dois momentos, um com a participação de representantes do setor empresarial. O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, defendeu mais oportunidades para as trabalhadoras, além da igualdade salarial que já representa um avanço e que precisa se “transformar em uma realidade”.
"Vamos debater ações para que a Lei da Igualdade seja cada vez uma realidade no mercado de trabalho e também como aumentar as oportunidades de trabalho para as mulheres".O sindicalista destacou a realização, no próximo dia 27 de julho, da 2ª Conferência Nacional MetalMulheres, na sede da Força Sindical, Rua Galvão Bueno, 782, Liberdade, São Paulo. https://www.youtube.com/watch?v=Z976LVzcOU8 A secretária Nacional de Políticas para as Mulheres da Força Sindical, Maria Auxiliadora dos Santos ressalta que as centrais sindicais defendem que nas negociações coletivas todas as categorias coloquem na pauta a igualdade de oportunidades e a igualdade salarial. “As negociações coletivas das categorias precisam ter em suas pautas de reivindicações essa luta para diminuir cada vez mais a desigualdade entre homens e mulheres", afirma a sindicalista.
“Temos que aprofundar esse debate cada vez mais. Quando falamos do desafio da igualdade salarial, suponho também a falta de igualdade no acesso às oportunidades”. Ele citou, como exemplo de desafio a falta de creches. “A ausência de creches para as famílias já é uma restrição à igualdade”, disse.A secretária executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi, destacou a participação das mulheres na sociedade e reforçou a importância da igualdade de acesso às oportunidades.
”Uma coisa que acho importante é que as mulheres não precisam só participar de pautas que dizem respeito às mulheres. Temos que participar de tudo(…) e quero lembrar que se não fosse a maioria das mulheres, talvez o presidente Lula não tivesse assumido aquela cadeira”, disse citando que há dados que mostram que as mulheres foram fundamentais nas eleições."
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Itajaí (SC): Secretário da Saúde da Força SC participa de debate na TV
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Força
A Força Sindical de SC esteve presente através do Secretário da Saúde Luiz de Bittencourt, no dia 19 de Fevereiro , no programa Conversas Cruzadas da TVCOM – Grupo RBS em debate sobre saúde e segurança do trabalho.
O debate foi ao ar, ao vivo para todo o estado e respondeu as questões formuladas por diversos telespectadores via internet (email) e telefone.
"Essa participação foi de suma importância para nós podermos estar interagindo com os trabalhadores em questão como estas, pois ainda as informações e capacitações nesta área ficam a desejar", lembrou o secretário.
"Temos muito o que fazer em saúde e segurança do trabalho e qualquer oportunidade que tivermos estaremos dando o máximo de nós para ajudar os trabalhadores e trabalhadoras que geram a economia deste país a reduzir os riscos de acidentes que os cercam diariamente".
Grupo de Debates:
Renato Igor – Apresentador do programa Conversas Cruzadas – TVCOM – GRUPO RBS
Luiz de Bittencourt – Secretario Saude e Medicina do Trabalho Força Sindical Santa Catarina
Marcos venícius Petry – Gestor serviços sociais na industrial da Construção – Seconci
Cinara Graeff – Procuradora chefe do Ministério Público do Trabalho
Fernando Berthier, advogado representante do conselho da academia superior da advocacia trabalhista de SC
Para acessar ao blog basta clicar:
http://wp.clicrbs.com.br/conversascruzadas/2010/02/?topo=52,2,18,,196,e196