Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
10 SET 2025

Imagem do dia

[caption id="attachment_71821" align="aligncenter" width="1024"]Lançamento do livro 08 de janeiro com apoio das Centrais Sindicais. Lançamento do livro 08 de janeiro com apoio das Centrais Sindicais[/caption]

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Força

João Carlos Juruna representa trabalhores do Brasil na China. Leia o discurso

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Força

João Carlos Juruna representa trabalhores do Brasil na China. Leia o discurso

Entenda a importância da delegação brasileira na China e sua influência sobre os trabalhadores do Brasil na China e o multilateralismo.

João Carlos Juruna representa trabalhores do Brasil na China. Leia o discurso

João Carlos Juruna representa trabalhores do Brasil na China. Leia o discurso

Uma delegação das centrais sindicais brasileiras visita a China entre os dias 16 e 23 de setembro de 2025 para um importante intercâmbio sindical, político e cultural. A agenda incluiu reuniões com a Assembleia Popular da China e com a Federação Nacional dos Sindicatos da China (ACFTU), aprofundando as relações bilaterais e fortalecendo o diálogo entre os trabalhadores dos dois países.

Na ocasião, o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna, fez uma intervenção histórica na Assembleia Popular da China, abordando temas centrais como:

  • o fortalecimento do multilateralismo e da cooperação internacional;
  • os impactos das transições tecnológica, climática e geopolítica sobre os trabalhadores;
  • a luta pela justiça social, o trabalho decente e a paz mundial;
  • o apoio ao reconhecimento do Estado Palestino e a condenação da violência contra civis em Gaza;
  • a importância estratégica da parceria Brasil–China e do fortalecimento dos BRICS e do G20.

O discurso reafirma o compromisso do movimento sindical brasileiro com a defesa da democracia, da soberania nacional, da integração internacional e da solidariedade entre os povos.

Delegação brasileira de sindicalista em visita a Assembleia Popular da China (Parlamento Chinês)

Leia aqui na íntegra:

INTERCÂMBIO SINDICAL BRASIL – CHINA
16 a 23 de setembro de 2025
Apresentação do Sr. João Carlos Gonçalves – Juruna, na Assembleia Popular da China

Prezados amigos e amigas, representantes da Assembleia Popular da China,

Em nome dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil, as centrais sindicais brasileiras – CUT, Força Sindical, UGT, NCST, CSB e CTB – agradecem profundamente o convite e a oportunidade de realizarmos este intercâmbio e troca de experiências com uma das mais altas instâncias de representação do povo chinês.

Gostaríamos de saudar e parabenizar os representantes da Assembleia Popular da China, a ACFTU e o presidente Xi Jinping, pelo trabalho e compromisso em melhorar as condições de vida dos trabalhadores e do povo chinês, bem como pelos esforços e atuação em defesa do fortalecimento do multilateralismo, do processo de globalização com ganhos compartilhados, do respeito mútuo entre os povos e países, e da paz no mundo.

Consideramos muito importante a parceria estratégica entre o Brasil e a China, que se encontra em seu melhor e mais alto nível nos últimos 51 anos de relações diplomáticas e comerciais entre os dois países.

Estamos confiantes de que os documentos e acordos comerciais firmados nos últimos anos entre os presidentes Lula e Xi Jinping gerarão benefícios mútuos para os trabalhadores, as trabalhadoras e a população de ambos os países.

Não temos dúvida de que o papel da China, do Brasil, dos BRICS e do G20 é fundamental para garantir o equilíbrio da geopolítica e contribuir de forma decisiva para a construção de uma nova arquitetura da ordem mundial.

A presença dos presidentes das centrais sindicais na comitiva do presidente Lula, em sua visita de Estado ao presidente Xi Jinping, demonstra a satisfação e a importância que o movimento sindical brasileiro atribui ao fortalecimento das relações sindicais e diplomáticas entre Brasil e China.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer à Federação Nacional dos Sindicatos da China – ACFTU – pelo apoio, acolhida e hospitalidade à delegação das centrais sindicais brasileiras durante estas semanas de intercâmbio sindical, político e cultural na China.

Prezados amigos e companheiros representantes da Assembleia Popular da China e da ACFTU, gostaríamos de compartilhar nossas opiniões sobre a grave e preocupante escalada da crise geopolítica global, caracterizada atualmente pelo unilateralismo, conflitos armados, guerras, crises humanitárias, imposição de tarifas comerciais exorbitantes, sanções arbitrárias e pela interferência indevida nos assuntos internos da maioria dos países do mundo, inclusive no Brasil, por parte de potências estrangeiras.

As transições tecnológica/digital, climática e ambiental, demográfica e geopolítica impactam profundamente os trabalhadores e a sociedade. Esperamos que essas mudanças possam, de fato, gerar mais e melhores empregos, salários justos e contribuir de forma decisiva para a justiça social. Isso só será possível com políticas públicas e privadas comprometidas e voltadas para alcançar esses objetivos.

Condenamos, de forma contundente, a violência indiscriminada contra a população civil, o genocídio e a crise humanitária em Gaza. Consideramos todos esses atos incompatíveis com o processo civilizatório da humanidade no século XXI, portanto inaceitáveis.

No Brasil, somamos nossa voz ao movimento sindical e à comunidade internacional pelo reconhecimento imediato do Estado Palestino e pelo direito de palestinos e israelenses viverem em paz, com dignidade, desenvolvimento econômico sustentável e uma vida melhor para ambos os povos.

Fazemos um apelo à ONU e à comunidade internacional para que realizem todos os esforços necessários em busca de uma solução definitiva para o conflito. É urgente pôr fim às atrocidades e à crise humanitária na Palestina, assumindo compromissos com a reconstrução e o reconhecimento do Estado Palestino.

Por outro lado, reconhecemos que os avanços científicos e tecnológicos têm sido importantes e fundamentais para o desenvolvimento e o bem-estar econômico e social da humanidade. No entanto, também observamos graves efeitos colaterais nesse processo, como desemprego, precarização do trabalho, aumento da pobreza e desigualdades sociais, especialmente nos países mais pobres e em desenvolvimento.

Defendemos o fortalecimento do multilateralismo, dos processos de integração econômica e social, do diálogo social, do tripartismo, do intercâmbio e da cooperação mútua entre países, organizações de trabalhadores e a sociedade civil.

Nesse sentido, é fundamental o fortalecimento dos BRICS, do G20, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da OMC, dos organismos multilaterais, das organizações sindicais e da sociedade civil organizada.

Informamos que uma delegação das centrais sindicais, encabeçada pelos presidentes Sérgio Nobre (CUT) e Miguel Torres (Força Sindical), manteve importante encontro com a diretora da Organização Mundial do Comércio (OMC), para denunciar e solicitar providências contra o tarifaço e as sanções econômicas e comerciais unilaterais e arbitrárias do governo Trump.

É preciso estabelecer e garantir o equilíbrio geopolítico das relações comerciais, diplomáticas e do mundo do trabalho, buscando desenvolvimento econômico sustentável, preservação ambiental, transição justa, justiça social, trabalho decente e bem-estar social e econômico para todos e todas.

O Brasil segue avançando com políticas públicas importantes e afirmativas. Após a vitória do presidente Lula em 2022, nosso país saiu novamente do mapa da fome, a economia apresentou considerável melhora, o desemprego diminuiu e a democracia se fortaleceu, graças à luta e à contribuição dos trabalhadores e do movimento sindical brasileiro.

Evidentemente, ainda enfrentamos graves problemas deixados pela desastrosa gestão anterior, que atacou direitos trabalhistas e mergulhou o país em profunda crise econômica, política e social.

Atualmente, vivemos graves ataques internos e externos, promovidos pela extrema direita e pela interferência indevida em nossos assuntos internos por parte de potências estrangeiras em nosso continente.

Apesar disso, nós, trabalhadores, seguimos lutando pela manutenção e ampliação de direitos e conquistas, pelo diálogo social, pelo trabalho decente, pelo fortalecimento da democracia e pela justiça social.

Nós, centrais brasileiras, continuaremos trabalhando com compromisso pelo fortalecimento do intercâmbio sindical com a ACFTU, consolidando ainda mais os BRICS, o G20, o Mercosul, a OIT e os espaços do multilateralismo.

Agradecemos os esforços do governo do presidente Lula e do ministro do Trabalho, companheiro Luiz Marinho, pelo trabalho em fortalecer o diálogo social, a democracia e as relações comerciais, políticas e sociais com a China e outros países do mundo.

Gostaríamos de registrar nossa satisfação com os debates e a troca de experiências no Seminário de Intercâmbio com as lideranças sindicais do Brasil e da China.

Neste intercâmbio, a vice-presidente da ACFTU, Sra. Lu Ma, e os diretores técnicos realizaram importantes apresentações sobre a história dos 100 anos da ACFTU, as novas formas de trabalho e os avanços científicos e tecnológicos, com destaque para a digitalização e o uso de plataformas digitais.

Consideramos muito importante este intercâmbio das centrais sindicais brasileiras na China. No caso da Força Sindical, registramos nossa satisfação em ter sido a primeira central brasileira a apoiar e defender a ACFTU na OIT.

Por fim, a Força Sindical rende homenagem especial à ACFTU pelos 100 anos de lutas e conquistas e pelos mais de 32 anos de relações bilaterais entre nossas duas organizações.

Viva a China! Viva o Brasil!

Muito obrigado.
João Carlos Juruna
Secretário-Geral da Força Sindical

Últimas de Força

Todas de Força
João Carlos Juruna representa trabalhores do Brasil na China. Leia o discurso
Força 22 SET 2025

João Carlos Juruna representa trabalhores do Brasil na China. Leia o discurso

Resiliência do mercado de trabalho fortalece a luta por mais direitos
Artigos 22 SET 2025

Resiliência do mercado de trabalho fortalece a luta por mais direitos

Juruna reforça unidade sindical em visita à China
Força 19 SET 2025

Juruna reforça unidade sindical em visita à China

Câmara de Vereadores de SP recebe associados do Sindnapi
Força 19 SET 2025

Câmara de Vereadores de SP recebe associados do Sindnapi

Força Sindical marca presença no Congresso da Contrasp
Força 19 SET 2025

Força Sindical marca presença no Congresso da Contrasp

Centrais brasileiras fortalecem laço sindical na China
Força 19 SET 2025

Centrais brasileiras fortalecem laço sindical na China

Sindicatos brasileiros denunciaram tarifaço dos EUA na OMC
Força 19 SET 2025

Sindicatos brasileiros denunciaram tarifaço dos EUA na OMC

Futsal dos Metalúrgicos de Guarulhos: 3ª rodada será domingo
Força 19 SET 2025

Futsal dos Metalúrgicos de Guarulhos: 3ª rodada será domingo

Curso de Operador Geral forma trabalhadores no Sul Fluminense
Força 19 SET 2025

Curso de Operador Geral forma trabalhadores no Sul Fluminense

Tarifaço, Empregos e a Resposta das Centrais Sindicais no Brasil; por Clemente Ganz
Artigos 19 SET 2025

Tarifaço, Empregos e a Resposta das Centrais Sindicais no Brasil; por Clemente Ganz

Seminário do Sintrabor aborda saúde mental e filiação ao DIESAT
Força 15 SET 2025

Seminário do Sintrabor aborda saúde mental e filiação ao DIESAT

CNTQ celebra 19 anos reforçando unidade e lutas nacionais
Força 15 SET 2025

CNTQ celebra 19 anos reforçando unidade e lutas nacionais

Reinauguração da sede fortalece metalúrgicos no Sul Fluminense
Força 15 SET 2025

Reinauguração da sede fortalece metalúrgicos no Sul Fluminense

Praia Grande sediou Seminário de Cipeiros da Borracha 2025
Força 15 SET 2025

Praia Grande sediou Seminário de Cipeiros da Borracha 2025

Emoção marca encerramento do Encontro da Enfermagem no 27º CBCENF
Força 15 SET 2025

Emoção marca encerramento do Encontro da Enfermagem no 27º CBCENF

Sindicato dos Metalúrgicos reinaugura sede em Barra Mansa
Força 13 SET 2025

Sindicato dos Metalúrgicos reinaugura sede em Barra Mansa

3ª Conferência MetalMulheres debate equidade e protagonismo feminino
Força 12 SET 2025

3ª Conferência MetalMulheres debate equidade e protagonismo feminino

Justiça pelo Brasil e pela Democracia!
Força 12 SET 2025

Justiça pelo Brasil e pela Democracia!

Químicos realizam assembleia da Campanha Salarial em Itaquaquecetuba
Força 12 SET 2025

Químicos realizam assembleia da Campanha Salarial em Itaquaquecetuba

Nota de Pesar
Força 12 SET 2025

Nota de Pesar

Diretora do Sindnapi será delegada na Conferência Nacional da Pessoa Idosa
Força 11 SET 2025

Diretora do Sindnapi será delegada na Conferência Nacional da Pessoa Idosa

Seminário de Cipeiros da Borracha destaca saúde mental e segurança no trabalho
Força 11 SET 2025

Seminário de Cipeiros da Borracha destaca saúde mental e segurança no trabalho

SinSaúdeSP recorre de sentença trabalhista sobre demissões no Hospital Bela Vista
Força 11 SET 2025

SinSaúdeSP recorre de sentença trabalhista sobre demissões no Hospital Bela Vista

MTE lança Cartilha Amarela para prevenir suicídio no trabalho
Imprensa 11 SET 2025

MTE lança Cartilha Amarela para prevenir suicídio no trabalho

Diretores e dirigentes sindicais
Artigos 11 SET 2025

Diretores e dirigentes sindicais

Apoio ao protesto do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá
Força 10 SET 2025

Apoio ao protesto do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá

Sindec reforça campanha salarial e fiscalização de direitos no feriado
Força 10 SET 2025

Sindec reforça campanha salarial e fiscalização de direitos no feriado

Lançamento do livro 08 de janeiro com apoio das Centrais Sindicais
Imagem do dia 10 SET 2025

Lançamento do livro 08 de janeiro com apoio das Centrais Sindicais

Centrais debatem Mercosul-UE e cobram proteção ao emprego
Força 10 SET 2025

Centrais debatem Mercosul-UE e cobram proteção ao emprego

PL 2690/2025 fortalece papel dos sindicatos nas rescisões
Imprensa 10 SET 2025

PL 2690/2025 fortalece papel dos sindicatos nas rescisões

Aguarde! Carregando mais artigos...