Imagem do dia
[caption id="attachment_63290" align="aligncenter" width="700"] Centrais celebram um ano da lei de igualdade em encontro com ministro Marinho[/caption] As Centrais celebram um ano da lei de igualdade - lei 14.611, importante instrumento de promoção de justiça social e cidadania, durante um encontro realizado, nesta segunda-feira (15), na sede do Dieese - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. O encontro contou com a participação do Ministério do Trabalho, Ministério das Mulheres e o movimento sindical representado pelas centrais sindicais. Pelo governo, participaram o ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, a secretária executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi e a secretária da Secretaria Nacional de Autonomia Econômica (SENAEC), Rosane da Silva. [caption id="attachment_63330" align="aligncenter" width="700"] Dirigentes sindicais Centrais celebram um ano da lei de igualdade em encontro com ministro Marinho[/caption] O encontro foi promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (Conselhão) e foi dividido em dois momentos, um com a participação de representantes do setor empresarial. O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, defendeu mais oportunidades para as trabalhadoras, além da igualdade salarial que já representa um avanço e que precisa se “transformar em uma realidade”.
"Vamos debater ações para que a Lei da Igualdade seja cada vez uma realidade no mercado de trabalho e também como aumentar as oportunidades de trabalho para as mulheres".O sindicalista destacou a realização, no próximo dia 27 de julho, da 2ª Conferência Nacional MetalMulheres, na sede da Força Sindical, Rua Galvão Bueno, 782, Liberdade, São Paulo. https://www.youtube.com/watch?v=Z976LVzcOU8 A secretária Nacional de Políticas para as Mulheres da Força Sindical, Maria Auxiliadora dos Santos ressalta que as centrais sindicais defendem que nas negociações coletivas todas as categorias coloquem na pauta a igualdade de oportunidades e a igualdade salarial. “As negociações coletivas das categorias precisam ter em suas pautas de reivindicações essa luta para diminuir cada vez mais a desigualdade entre homens e mulheres", afirma a sindicalista.
“Temos que aprofundar esse debate cada vez mais. Quando falamos do desafio da igualdade salarial, suponho também a falta de igualdade no acesso às oportunidades”. Ele citou, como exemplo de desafio a falta de creches. “A ausência de creches para as famílias já é uma restrição à igualdade”, disse.A secretária executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi, destacou a participação das mulheres na sociedade e reforçou a importância da igualdade de acesso às oportunidades.
”Uma coisa que acho importante é que as mulheres não precisam só participar de pautas que dizem respeito às mulheres. Temos que participar de tudo(…) e quero lembrar que se não fosse a maioria das mulheres, talvez o presidente Lula não tivesse assumido aquela cadeira”, disse citando que há dados que mostram que as mulheres foram fundamentais nas eleições."
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Justiça determina que desempregado tem direito a vale-transporte gratuito
sexta-feira, 21 de setembro de 2007
Força
Decisão que atende pedido da Força Sindical foi publicada no DOE de 20 de setembro
A Força Sindical e o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo entraram com mandado de segurança na Justiça para que o prefeito cumpra a obrigação de fornecer vale-transporte gratuito aos desempregados. A decisão favorável às entidades sindicais foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no último dia 20 de setembro.
Na decisão, a Justiça determinou que o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, cumpra esta obrigação e forneça o vale-transporte gratuito imediatamente. Segundo dados do Dieese, cerca de 2 milhões de pessoas estão desempregadas na Grande São Paulo.
O presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, solicitou hoje uma reunião com o prefeito para definir como será a distribuição do vales e quantos cada desempregado terá direito.
"Queremos conversar com prefeito e decidir como vamos cumprir esta decisão judicial que ajuda os trabalhadores quando eles mais precisam", adianta o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho.
Confira a seguir o que foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE)
13. |
D O E – Edição de 20/09/2007 |
Arquivo: 352 Publicação: 67 |
|
|
|
TRIBUNAL DE JUSTIÇA SEÇÃO VIII DEPRO – DEPARTAMENTO DE PROCESSAMENTO DE SEGUNDA INSTÂNCIA Subseção IX Intimações de Acórdãos |
|
SEÇÃO DE PROCESSAMENTO DA SEXTA CÂMARA DE APELAÇAO COM REVISÃO 331.428.5/0 – SÃO PAULO-FAZ PÚBLICA – APTE(S): PREFEITURA MUNICIPAL DE SAO PAULO E JUÍZO "EX OFFICIO" – APDO(S): SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDUSTRIAS METALURGICAS MECANICAS E DE MATERIAL ELETRICO DE SAO PAULO MOGI DAS CRUZES E REGIAO – INTERESSADO(S): SECRETÁRIO MUNICIPAL DO BEM ESTAR SOCIAL E PREFEITA DO MUNICIPIO DE SAO PAULO E SECRETÁRIO MUNICIPAL DE TRANSPORTES – NEGARAM PROVIMENTO AOS RECURSOS, V.U. ACORDAO REGISTRADO SOB N. 01302761 C/ 5 FLS. (ART.511 CPC: PARA REC. EXTR. RECOLHER CUSTAS NO VALOR DE RS. 105,67 – COD. 1505 – GUIA DARF E PORTE DE REMESSA E RETORNO GUIA FEDTJ BANCO NOSSA CAIXA S/A OU INTERNET COD. 140-6, RESOLUCAO 342/2007 DO STF E PROVIMENTO 831/2004 DO CSM; PARA REC. ESPECIAL/REC. ORDINARIO RECOLHER PORTE DE REMESSA E RETORNO COD. 68813-4 – GUIA GRU – ATO N. 141 DO STJ DE 07/07/2006 – DJU – 11/07/2006) – ADV(S): LEON ROGÉRIO GONCALVES DE CARVALHO (JUD 31) E ANTÔNIO ROSELLA – SALA:213. |