Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Metalúrgicos discutem propostas para Previdência e para o SUS em 29º Ciclo de Debates
quinta-feira, 19 de junho de 2008
Força
O diretor do Departamento de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional, Remigio Todeschini, e o coordenador do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado da Saúde, Koshiro Otani, são os palestrantes do primeiro encontro do 29º Ciclo de Debates, que começa nesta quinta-feira, 19. O debate começa às 19h, na subsede de Cotia do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região.
Remigio e Otani vão apresentar aos metalúrgicos as mudanças planejadas para resolver problemas que encontram as vítimas de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, quando precisam ser atendidas pela Previdência e pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Alguns dos assuntos em pauta, são: o descaso de médicos peritos no atendimento a segurados e a ausência de um serviço de reabilitação profissional que possibilite ao acidentado o retorno ao mercado de trabalho e a independência dos benefícios previdenciários, entre outras dificuldades.
Além disso, os participantes vão poder entender melhor as responsabilidades do SUS em relação à saúde do trabalhador. Vão saber, por exemplo, que a Vigilância Sanitária também faz parte desse sistema e que ela tem o dever de prevenir contaminações e outros riscos que possam afetar o trabalhador. Assim é possível questionar se a vigilância tem cumprido esse papel.
O Ciclo é aberto a toda a categoria.