Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Metalúrgicos farão assembléia-geral amanhã, no Sindicato
quinta-feira, 4 de outubro de 2007
Força
O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi vai realizar amanhã, dia 5, uma assembléia-geral com cerca de 800 trabalhadores das zonas oeste, sul e central da cidade, às 18h, em sua sede, rua Galvão Bueno, 782, Liberdade. O evento faz parte da estratégia de mobilização da Campanha Salarial Unificada. A categoria está em fase de negociações das cláusulas econômicas e sociais da pauta de reivindicações, mas ainda não obteve nenhuma resposta concreta dos grupos patronais.
"A mobilização é uma estratégia da luta. Estamos realizando paralisações diárias de uma hora nas fábricas e preparando os trabalhadores para uma greve, caso as negociações emperrem", afirma Miguel Torres, secretário-geral do Sindicato.
O prazo dado pelos sindicatos envolvidos na campanha aos patrões é 19 de outubro. Se até lá não houver um entendimento com os grupos patronais, o Sindicato vai começar a fazer greve a partir do dia 22.
PARALISAÇÕES DIÁRIAS – Hoje, houve paralisações em 18 empresas com adesão de cerca de 5.200 trabalhadores. Amanhã, dia 5, o movimento vai se repetir em outras 18 fábricas, envolvendo cerca de 4.600 trabalhadores.
A campanha envolve 53 sindicatos metalúrgicos do Estado, filiados à Força Sindical, que representam cerca 700 mil metalúrgicos. A data-base é 1º de novembro.
REIVINDICAÇÕES
A categoria reivindica 12% de reajuste salarial, piso único de R$ 900, fim da terceirização ilegal, redução da jornada de trabalho, programa de contratação de deficientes físicos, PLR (Participação nos Lucros ou Resultados), renovação das cláusulas sociais, inclusive as que dão estabilidade aos acidentados e portadores de doenças profissionais.