O encontro, que aconteceu nesta segunda-feira (25), na cidade de La Plata, foi articulado pelo companheiro Alejandro Crespo, Secretário-geral do SUTNA, com o objetivo de debater e trocar informações com o poder público do país sobre a grave situação enfrentada pelos trabalhadores e as trabalhadoras do setor da borracha e pneumáticos na Argentina, no Brasil e nas Américas.
Márcio fez uma explanação sobre a crise no setor da indústria da borracha e pneumáticos no Brasil, principalmente com relação a importação e concorrência desleal de pneus. Segundo ele:
“É fundamental a vigilância e o papel do poder público com políticas públicas protetivas que garantam a proteção do emprego e as indústrias em ambos os países”.
Após a reunião, os líderes sindicais tiveram uma conversa bilateral na sede do SUTNA, na qual avaliaram o contexto e a conjuntura política, econômica e social na Argentina e no Brasil, e trocaram informações sobre as ações e estratégias para fortalecer a luta sindical pela manutenção dos empregos, direitos e conquistas dos trabalhadores e o fortalecimento da organização sindical em ambos os países, bem como em nível internacional.
Crespo agradeceu a visita e o apoio do presidente do Sintrabor, Márcio, assim como a presença do companheiro Edinelson Azevedo de Souza, vice-presidente do SINDBORRACHA Americana. Ele também destacou a importância da unidade, apoio e solidariedade entre o SUTNA, FENABOR, SINTRABOR e o movimento sindical internacional para a defesa dos direitos e enfrentamento dos desafios dos trabalhadores e do setor da indústria da borracha e pneumáticos a nível nacional e global.