Imagem do dia
[caption id="attachment_68591" align="aligncenter" width="2560"] Presidente da Força Sindical reúne-se com sindicalistas da Central em Rodônia[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Força
NOTA OFICIAL DO SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE GUARULHOS
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
Força
Guarulhos: Sindicato denuncia demissões ilegais na Valeo
A Valeo acaba de cometer uma tremenda injustiça e uma violência ao informar que demitirá 227 trabalhadores. Além disso, a empresa colocou os funcionários em férias coletivas de forma intempestiva, sem observar determinação legal que obriga comunicação prévia ao Sindicato.
Logo que tomou conhecimento da intenção da empresa, o Sindicato imediatamente mobilizou os companheiros da fábrica para enfrentar essa arbitrariedade, dando uma resposta firme e decidida. Não admitiremos essa violência contra o trabalhador. Ou a Valeo reverte as demissões ou a fábrica vai entrar em greve.
As demissões e as férias coletivas são ilegais. Para se instalar em Guarulhos, em 2006, a empresa se beneficiou de incentivos fiscais, fornecidos à custa do dinheiro do contribuinte. A Valeo goza de isenção de IPTU por 10 anos e também de ISS. Benefícios concedidos mediante o compromisso de não promover demissões em massa de trabalhadores.
Vale lembrar que a empresa anunciou as demissões no mesmo dia em que o governo federal concedeu mais um generoso pacote de incentivos às empresas do setor automobilístico, reduzindo o IPI, para estimular as vendas de veículos. Isso, após o setor ser agraciado com R$ 8 bilhões em créditos para o financiamento da compra de carros.
Portanto, além de cometer injustiça com seus trabalhadores, a Valeo está na contramão da história, porque é hora de garantir os empregos. Para o Sindicato, o emprego é sagrado.
José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos
Clique aqui e confira o boletim