Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Nota oficial sobre anúncio do PIB
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Força
Diante do anúncio do IBGE sobre o PIB do 3º trimestre de 2009, a Força Sindical divulgou hoje a seguinte nota:
Um dos maiores responsáveis por este crescimento nanico do PIB - de 1,3% no terceiro trimestre deste ano em relação ao segundo - são as autoridades monetárias do Banco Central que se curvaram diante dos especuladores e mantiveram a Taxa de Juros Básica em patamares proibitivos, tornando-se um freio para o crescimento econômico.
É importante destacar que o resultado só não foi pior devido as medidas anticíclicas, negociadas pelo movimento sindical e adotadas durante o período de incertezas econômicas mundiais, como o reajuste do salário mínimo conquistado pelas Centrais Sindicais, somados à redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), à ampliação das parcelas do seguro-desemprego que estimularam a economia, fornecendo ânimo para o setor produtivo.
Os bons acordos salariais, conquistados pelos sindicatos este ano, foram extremamente importante para o fomento do mercado interno. Isto ajudou o consumo das famílias que cresceu 3,9%, resultado do aumento de 2,5% na massa real dos salários, de acordo com dados divulgados hoje.
Paulo Pereira da Silva (Paulinho)
Presidente da Força Sindical