Governo bajula especulador e prejudica emprego
Infelizmente o Copom (Comitê de Política Econômica) continua se curvando aos especuladores. A decisão de manter a taxa Selic em 13,75% a.a. é perversa para os trabalhadores, revelando que o governo perdeu outra oportunidade de sinalizar, para o setor produtivo, que gera emprego e renda e que o país não bajula mais o rentismo.
Juro estratosférico é uma forma de concentrar cada vez mais renda nas mãos de banqueiros e especuladores. O governo precisa entender que a taxa de juros em patamares estratosféricos tem sido uma ferramenta ineficaz, além de encarecer o crédito para consumo e para investimentos, causar mais desemprego e queda de renda.
Essa política derruba a atividade econômica, deteriora o mercado de trabalho e a renda, aumenta o desemprego e diminui a capacidade de consumo das famílias e, mais, reduz a confiança e os investimentos dos empresários, o que compromete a capacidade de crescimento econômico futuro.
A Força Sindical defende a imediata redução da taxa de juros e a implementação de uma política que priorize a retomada do investimento, o crescimento da economia, a geração de emprego, a redução da desigualdade social, salário mínimo digno, aumento da capacidade de compra dos aposentados, correção da tabela do IR, o combate à pobreza e a distribuição de renda.
São Paulo, 26 de outubro de 2022
Miguel Torres
Presidente da Força Sindical