Imagem do dia
[caption id="attachment_69212" align="aligncenter" width="1024"] Veja fotos da Plenária e Caminhada da Classe Trabalhadora[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Osasco (SP): 91,5% das vagas para pessoas com deficiência estão ocupadas nas metalúrgicas da região de Osasco
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Força
Levantamento do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e da Gerência Regional do Trabalho de Osasco mostra que estão ocupadas 91,5% das 786 vagas geradas pela Lei de Cotas em indústrias metalúrgicas dos 12 municípios da base territorial do Sindicato. O levantamento foi feito com base nos registros de contratações de 2009 e foi divulgado nesta quarta-feira, 24, na sede do Sindicato, em Osasco.
Outro dado relevante é que 31% das empresas metalúrgicas do universo pesquisado contratavam mais pessoas com deficiência do que determina a Lei (artigo 93 da lei 8.213/91, que institui cotas de 2% a 5% de contratação de pessoas com deficiência em empresas com cem ou mais funcionários). "Elas vão além de sua obrigação legal porque já compreenderam o potencial das pessoas com deficiência, que podem ser tão profissionais e competentes quanto as demais pessoas", ressalta Carlos Aparício Clemente, vice-presidente do Sindicato e coordenador do Espaço da Cidadania (ação social apoiada pelo Sindicato).
Crise – Porém, houve queda no percentual de contratações. Em 2008, 96,8% das 901 vagas geradas pela Lei estavam preenchidas, contra 91,5% do ano passado. Isso mostra que as pessoas com deficiência foram um dos segmentos vulneráveis que mais sofreram com os impactos da crise econômica, que afetou o país no ano passado. "Esses trabalhadores foram um dos primeiros a ser dispensados por muitas empresas, que não exercem verdadeiramente sua responsabilidade social", afirma Clemente.
Programa de Sensibilização – Para estimular empresas e outros setores da sociedade a cumprir seu papel social, o Espaço da Cidadania e seus parceiros lançaram nesta quarta-feira, 24, a terceira edição do Programa de Sensibilização Social para Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho. Trata-se de um conjunto de palestras, visitas e seminário voltado à informação sobre o potencial das pessoas com deficiência com o objetivo de derrubar mitos e preconceitos sobre a inclusão.
Na primeira etapa, haverá nove palestras em diferentes locais da capital, Grande São Paulo e do interior do Estado. Todas com o intuito de derrubar mitos sobre as pessoas com deficiência e estimular as contratações e o respeito aos direitos desses cidadãos. As palestras são gratuitas e abertas a todos os interessados.
A primeira palestra acontece na próxima quarta-feira, 3, no Espaço Cultural Grande Otelo, em Osasco, das 8h30 às 11h30. As inscrições vão até segunda-feira, 1º, pelo tel. (11) 3651-7200 (r. 113).