Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Paulinho é eleito pela 2ª vez um dos cabeças do Congresso
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
Força
O presidente da Força Sindical e deputado federal (PDT-SP), Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, foi eleito pela segunda vez um dos "Cabeças" do Congresso. Essa é a 15ª edição de Os "Cabeças" do Congresso que tem como objetivo eleger os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional.
Paulinho está em seu 1º mandato como deputado federal. É metalúrgico e considerado uma das mais importantes lideranças do movimento sindical do País. Estreou na Câmara dos Deputados com destreza de veterano. Foi secretário-geral e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.
Antes de chegar a Câmara dos Deputados, disputou, em 2002, a vice-presidência da República na chapa encabeçada por Ciro Gomes e, em 2004, a prefeitura de São Paulo.
Na eleição de 2006, foi o 6º deputado federal mais votado em São Paulo e o 12º de todo o País. Parlamentar articulado, foi presidente da legenda em São Paulo e líder na Câmara do bloco formado pelo PSB, PDT, PCdoB,, PMN, PHS e PRB.
Parlamentar atuante, é membro da Comissão de Trabalho e da comissão especial criada para analisar o PL 1/7, que estabelece uma política de reajuste para o Salário Mínimo de 2008 a 2023.
É uma voz ativa no Congresso Nacional na defesa dos interesses dos trabalhadores, assalariados, aposentados, pensionistas e servidores públicos. Entre outras importantes atuações, Paulinho, liderou a resistência na Casa à Emenda 3 do projeto da Super Receita, que representava grave ameaça aos direitos trabalhistas. Articulou com o Governo e as entidades patronais, a regulamentação do trabalho no comércio aos domingos. Foi um dos negociadores do acordo histórico para a definição de uma política permanente de reajuste do salário mínimo e o pagamento antecipado, em um mês, a cada ano, até que o piso chegue a ser depositado nas contas dos assalariados em janeiro. Na votação que resultou na legalização das centrais sindicais foi um dos articuladores para que o projeto fosse aprovado.