Imagem do dia

Enviar link da notícia por e-mail
Força
Pejotização ameaça direitos, alerta Miguel Torres
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026
Força
Presidente da Força Sindical alerta para risco da pejotização no STF e convoca mobilização urgente em defesa dos direitos trabalhistas
O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, fez um alerta público ao movimento sindical sobre os riscos da pejotização em debate no Supremo Tribunal Federal.
Em vídeo gravado na manhã desta quarta-feira (11), em São Paulo, o dirigente destacou a necessidade de atenção redobrada diante dos recentes posicionamentos em Brasília.
De acordo com Miguel, a manifestação da Procuradoria-Geral da República favorável à pejotização representa um ataque direto aos direitos históricos da classe trabalhadora.
Para o sindicalista, a medida pode significar o fim de garantias como 13º salário, férias remuneradas, jornada regulamentada e demais direitos assegurados pela legislação trabalhista.
Além disso, ele afirmou que a ampliação desse modelo compromete a própria organização do mundo do trabalho e ameaça princípios básicos de proteção social.
Diante do cenário, Miguel convocou sindicatos a dialogarem com suas bases e intensificarem a articulação junto a deputados e senadores.
Ele defendeu que, caso o Supremo avance nesse entendimento, o Congresso Nacional deve agir rapidamente para conter retrocessos por meio de projeto de lei.
O presidente também sugeriu a realização de agendas institucionais com ministros do STF, a fim de apresentar os impactos sociais e econômicos da pejotização.
Miguel finalizou reforçando que o debate sobre redução da jornada e fim da escala seis por um se torna incompatível com a ampliação desse modelo.
Veja também: Miguel Torres alerta: fim do 6×1 exige redução da jornada




























