Imagem do dia
O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, reuniu-se com o Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Marcio Macêdo, nesta terça-feira (4), debater propostas para o Brasil.
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Plenária da CNTM na Federação define mobilização pela Campanha de redução da jornada
terça-feira, 8 de abril de 2008
Força
A CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos), filiada à Força Sindical, realizou hoje (8)plenária com os dirigentes dos Sindicatos ligados à Federação dos Metalúrgicos no Estado de São Paulo para discutir a mobilização para Campanha pela Redução da Jornada sem Redução Salarial e a Convenção 158 da OIT.
Estiveram presentes Claudio Magrão, presidente da Federação e Deputado Federal (PPS-SP); Eleno Bezerra, presidente da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo; Francisco Sales, Chiquinho, vice da Federação; e representantes dos 53 Sindicatos filiados em todo Estado de São Paulo.
O presidente da Federação e Deputado Federal (PPS-SP), Claudio Magrão, destacou a luta no movimento sindical e ressaltou que é preciso estar atento para combater as tentativas dos deputados ligados aos empresários, que sempre tentam burlar a legislação trabalhista como é o caso da Emenda 3. "Seja no Congresso ou nas ruas estamos prontos para garantir os direitos dos trabalhadores brasileiros".
A plenária definiu a realização de um grande ato em prol da Campanha da Redução da Jornada de Trabalho a ser realizado dia 25 de abril, às 10 horas, na Praça da Sé. Francisco Sales, Chiquinho, vice da Federação, reafirmou o apoio da entidade à luta da CNTM-Força pela Campanha da Redução da Jornada. "Estamos mobilizados em todo Estado de São Paulo, coletando assinaturas e conscientizando os trabalhadores nas portas das fábricas", declarou.
Mapeamento da categoria – Airton dos Santos, diretor do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) apresentou estudo encomendado pela direção da CNTM em que foram mapeados os metalúrgicos no País. De acordo com o estudo, existem 2.017.000 de metalúrgicos no Brasil, sendo 563.515 no Estado de São Paulo.
Também apresentou estudo onde demonstra que a redução da jornada não prejudicará a produtividade. A redução da jornada desencadearia aumento da produtividade de trabalho; não teria impactos sobre as empresas, já que o peso dos salários no custo total da produção é baixo; intensificaria o ritmo de trabalho; combateria o número excessivo de horas extras e, principalmente, geraria cerca de 2,2 milhões de novos postos de empregos. "Em seis meses, as empresas já teriam diluído os encargos com a redução da jornada", declarou Airton.
João Guilherme Vargas Neto, do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) falou sobre o crescimento da produtividade da indústria brasileira, que favorece a luta pela redução da jornada; as conquistas do movimento sindical e as novas relações do trabalho no Brasil e no mundo.
Formação – Eleno Bezerra apresentou o calendário de atividades 2008 da CNTM. Dia 8 de maio tem início o Curso de Formação de Dirigentes, que será realizado no Hotel-Fazenda da Federação dos Metalúrgicos, em Vargem-SP. Serão discutidos temas como Jornada de Trabalho e Produtividade; Sindicalismo e Contrato Coletivo de Trabalho; Política Econômica e Reflexo no Emprego e Salário; e Política e Congresso Nacional.
Ainda este ano, a CNTM pretende realizar um encontro com os representantes dos departamentos jurídicos de todas as entidades filiadas e outro com as assessorias de imprensa sindicais. "Vamos ampliar e intensificar a formação de dirigentes e assessoria na CNTM para estarmos cada vez mais preparados", declarou Eleno.