Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Porto Alegre/RS: Comerciários iniciam Campanha Salarial 2008/2009
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
Força
Os comerciários de Porto Alegre aprovaram por unanimidade, nesta quinta-feira (21), em Assembléia Geral, a pauta de reivindicações para a Campanha Salarial 2008/2009. A categoria, com data-base em novembro, reivindica a reposição integral da inflação do período (estimada em 7,6% pelo INPC) mais aumento real de 7%, que corresponde ao crescimento da economia do Estado (PIB/RS) em 2008.
Dentre as principais cláusulas econômicas aprovadas pelos trabalhadores estão a regulamentação da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), auxílio alimentação e ampliação do quebra de caixa de 10% para 30%.
Trabalho Decente – A primeira cláusula da Convenção Coletiva em vigor vai nortear as negociações da data-base. Segundo a cláusula, as empresas devem considerar o crescimento econômico e social do comércio e dos comerciários, o respeito aos princípios e direitos fundamentais, o diálogo social, a capacitação profissional, a segurança e a saúde no trabalho. Em outras palavras, a decência no trabalho envolve tanto as questões de natureza econômica, como o salário, mas deve considerar as normas reguladoras do ambiente de trabalho e o próprio meio ambiente.
O presidente do Sindec, Nilton Neco, destacou a importância das cláusulas sociais no Acordo Coletivo. "Os empresários estão começando a se conscientizar de que o trabalho não se traduz em números, apenas. É preciso gerar emprego, sim, mas o mais importante é que esse emprego seja digno, com qualidade e segurança para o trabalhador", afirma.
Mídia – A Campanha Salarial dos comerciários ganhará as ruas a partir de setembro. O tema deste ano será "Comerciário: vamos preservar nossa espécie. Vamos reagir, vamos impedir que o dragão da inflação devore nossos salários". A campanha será divulgada em jornais, rádios, busdoor e outdoor, com o objetivo de apresentar as reivindicações dos comerciários para toda a sociedade.