Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Praia Grande (SP): Metalúrgicas realizam 1ª Conferência Nacional
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Força
A CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos) deverá construir a Rede de Mulheres Metalúrgicas para facilitar a troca de experiências e de informações das trabalhadoras de todo o País para estimular o debate sobre gênero e fortalecer as entidades filiadas, informou hoje (dia 10), o presidente da entidade, Clementino Tomaz Vieira, durante a abertura da 1ª Conferência Nacional da Mulher Metalúrgica, na Praia Grande, que tem a participação de 120 trabalhadoras.A vice-presidente da CNTM Monica Veloso, afirmou que pretende fazer uma espécie de radiografia das mulheres metalúrgicas para organizá-las.
Na abertura, os dirigentes sindicais destacaram a necessidade de os trabalhadores debaterem os desafios dos jovens e das mulheres e fazer propostas para que eles possam avançar. O secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, Juruna, destacou a importância da Conferência afirmando que é necessário debater as diferenças culturais que os trabalhadores trazem de suas regiões, e uma infinidade de desafios da classe trabalhadora, que vão desde as reivindicações gerais, como trabalho Decente até a divisão do trabalho doméstico, ou seja, discutir a vida e o trabalho. Já Geraldino dos Santos, secretário de Relações Sindicais da Força Sindical, declarou que a CNTM deve desenvolver um projeto para que as mulheres conquistem os benefícios que reivindicam.
José Pereira dos Santos, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos, e José Fernandes, presidente da Força Sindical do Ceará, elogiaram os avanços conquistados pelas mulheres. "As mulheres administram melhor e com mais carinho", disse Pereira.
Antes da abertura oficial, as trabalhadoras assistiram uma apresentação cultual do Grupo Batucada Tamarindo.