
No último fim de semana, teve início a 30ª edição do Projeto Verão sem AIDS – Valorizando a Vida, em Praia Grande, no litoral sul de São Paulo. A iniciativa, promovida pela FEQUIMFAR com o apoio dos Sindicatos filiados, SNQ, CNTQ, IndustriALL, ICM, Faber Castell e Coordenação Municipal de DST/AIDS de Praia Grande, reforça a importância da conscientização, prevenção e solidariedade.
Lideranças sindicais dos Químicos de Bauru, Itatiba, São Carlos, Jaguariúna, São José do Rio Preto, Itapecerica da Serra, Sorocaba e Baixada Santista estiveram nas areias da praia distribuindo materiais informativos e preservativos aos banhistas e à comunidade.
De acordo com o idealizador do Projeto, diretor do departamento de saúde do trabalhador da FEQUIMFAR, membro do Conselho Nacional de Saúde pela Força Sindical e vice-presidente do DIESAT, João Scaboli, “a campanha de conscientização, educação e prevenção segue a Recomendação 200 da OIT sobre o HIV e a AIDS e o Mundo do Trabalho, que busca a promoção da solidariedade com as pessoas que vivem com o vírus, contribuindo com o fortalecimento do controle social”.
Sergio Luiz Leite, Serginho, presidente da FEQUIMFAR e vice-presidente da Força Sindical, destaca a importância social do Projeto Verão como uma ação de conscientização que vai além das areias da praia. “Este projeto tem um papel fundamental ao informar e orientar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do enfrentamento ao preconceito. Valorizar a vida promovendo o acesso à informação e reforçando a solidariedade!”
O secretário Nacional de Saúde e Segurança da Força Sindical esteve no lançamento do Projeto e ressaltou que a luta contra a AIDS, passa pelo esforço científico no sentido de encontrar medicamentos que neutralizem seus efeitos no organismo e a busca por uma vacina que torne a população imunes ao vírus.
“No entanto a prevenção tem sido muito eficaz nessa luta, mas depende muito da conscientiza individual. Portanto, um projetos como o verão sem aids, provoca a reflexão sobre esse tema, entre a classe trabalhadora, contribuindo maciçamente com a prevenção”, acrescenta o sindicalista.
Leia também: