Imagem do dia
[caption id="attachment_69212" align="aligncenter" width="1024"] Veja fotos da Plenária e Caminhada da Classe Trabalhadora[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Químicos promovem o 13º Verão sem Aids
quarta-feira, 16 de janeiro de 2008
Força
Com o lema Valorizando a vida, a 13ª edição do projeto Verão sem Aids começa com uma grande abertura com shows na praia e distribuição de preservativos
A partir do dia 19 de janeiro, a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo (Fequimfar), filiada à Força Sindical, com o apoio do Sindicato dos Químicos da Baixada Santista e dos demais sindicatos filiados, junto com a Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo (Fecesp), Sindicato dos Comerciários de São Paulo, Federação dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio do Estado de São Paulo (Feaac), irá promover uma série de eventos com a distribuição de kits com materiais informativo e preservativos, nas praias, colônias de férias e comunidades da Baixada Santista, e também junto às empresas do pólo petroquímico.
O Projeto Verão também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Praia Grande e do Ministério do Trabalho, através da Fundacentro, Ministério da Saúde, Conselho Nacional da Saúde, Coordenação Estadual DST/AIDS do Estado de São Paulo, Força Sindical, Força Sindical São Paulo, Confederação Nacional dos Trabalhadores Químicos, e Secretaria Nacional dos Setores Químicos da Força Sindical. Reconhecido pela ONU, a Campanha Verão Sem AIDS é uma iniciativa da Fequimfar.
SHOW NA PRAIA
A abertura da campanha acontece todos os anos desde 1994, e nesse ano será realizada na praia, em frente à avenida dos Sindicatos, no dia 19 de janeiro, a partir das 09:00 horas da manhã.
João Donizeti Scaboli, responsável pelo departamento de saúde, segurança e meio ambiente da Fequimfar e membro titular do Conselho Nacional de Saúde, explica que a melhor forma para a conter a doença é a prevenção. "Nos últimos anos, muitos medicamentos foram desenvolvidos para os doentes, mas sabe-se que o mais importante ainda é a prevenção. Levar o progresso científico e remédios caros para a sociedade não é tão simples, por isso é fundamental a educação sexual nas escolas, em casa e nos ambientes de trabalho, às comunidades e à sociedade em geral", declara Scaboli.
Até o carnaval, serão distribuídos materiais em toda a orla marítima, comunidades e empresas do pólo petroquímico de Cubatão e Baixada Santista. Durante todos os finais de semana, a população receberá preservativos e folhetos com dicas e orientações para evitar doenças sexualmente transmissíveis. Segundo Scaboli, "a campanha de conscientização, educação e prevenção deve atingir cerca de um milhão de pessoas". Em parceria com as coordenadorias municipais de DST-Aids das respectivas cidades e da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, serão distribuídos mais de 30 mil preservativos.
O evento terá a presença de representantes da prefeitura, Secretaria de Saúde e Departamento de Coordenação de Doenças Sexualmente Transmissíveis DST/ Aids de Praia Grande, Força Sindical, Sindicato dos Químicos da Baixada Santista, Sindicato dos Comerciários de São Paulo, Sindicato dos Comerciários de Santos e Federação da Alimentação. O evento, que tem apoio e reconhecimento da ONU e do Ministério da Saúde e anualmente atinge cerca de um milhão de pessoas no litoral paulista, tem o objetivo de informar e orientar a população sobre os riscos de contágios de doenças e uso de tóxicos.
Para João Scaboli, coordenador do departamento de saúde e segurança da Fequimfar e do Projeto, o movimento sindical está fazendo sua parte. "Não podemos esperar que todas as ações, inclusive na área de saúde, sejam realizadas pelos governos federal, estadual e municipal. É hora da sociedade se conscientizar e unir forças para o sucesso deste grande projeto. Somos um novo modelo de sindicalismo e atuamos como um sindicato-cidadão".