Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Santana do Livramento (RS): Secretária Nacional de Política da Mulher fala dos preparativos para o dia 8 de Março.
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
Força
Representante da central na comissão organizadora do ato unitário do 8 de Março de 2009, Neuza Barbosa de Lima, Secretária Nacional de Política da Mulher da Força Sindical, visitou Santana do Livramento, cidade da Fronteira Oeste gaúcha, apressando os preparativos para o Dia Internacional da Mulher. De passagem em Porto Alegre, a sindicalista visitou a sede da Força Sindical-RS e concedeu entrevista
Qual a tua avaliação sobre a participação da Força Sindical no Fórum Social Mundial e, particularmente, da mulher sindicalista.
Neuza Barbosa de Lima – A Força Sindical participou do Fórum Social Mundial com uma bancada de grande expressão, notadamente a presença feminina, com lideranças representantes de diferentes entidades.
O Fórum Sindical Mundial, que reuniu sindicalistas brasileiros e estrangeiros, procurou focalizar o debate sobre a crise, que pegou o mundo de surpresa. Na tua opinião, o Fórum Sindical conseguiu avançar no encontro de soluções para esse tema?
Neuza Barbosa de Lima – A questão da crise foi abordada em todos os momentos do Fórum Sindical Mundial, especialmente no espaço Mundo do Trabalho, com muito vigor pelos sindicalistas brasileiros e pelas delegações internacionais. Houve um debate intenso sobre o que vai ocorrer, de que forma temos de nos defender e como vamos nos reestruturar, a partir das categorias e setores mais vulneráveis aos efeitos da crise. Nesse momento, as mulheres, jovens e negros são os mais afetados, o que levou a uma nova abordagem por parte das lideranças centrais, procurando esclarecer sobre as formas de prover os dirigentes de ferramentas e argumentos para ser utilizados nas negociações que priorizem os direitos do trabalhador.
No dia 8 de março, uma coincidência: o Dia Internacional da Mulher e a fundação da Força Sindical. Essa é a razão da tua presença na capital Rio Grande do Sul?
Neuza Barbosa de Lima – A Coordinadora de Centrales Sindicales del Cono Sur vem reunindo os países que compõem o hemisfério Sul, desde outubro do ano passado, para definir a realização unitária de um ato no Dia 8 de Março. Santana do Livramento foi a cidade escolhida justamente pela vizinhança com Rivera, no Uruguai, e a proximidade com Argentina, Paraguai e outros países. Nesse sentido, a Força, a CUT e a UGT estão trabalhando para a realização da manifestação conjunta. Embora tenhamos muitas coisas a comemorar, o dia 8 de Março é uma data para a reflexão e um dia de luta em defesa dos direitos das mulheres.
Qual o lema do encontro?
Neuza Barbosa de Lima – Um outro Mercosul é possível, mas um dos eixos principais é Igualdade de Oportunidade e Igualdade Salarial, que tem tudo a ver com o Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre, uma referência nacional devido a inclusão da cláusula do Trabalho Decente na convenção coletiva de trabalho da classe. Também o combate à violência, não apenas a doméstica, mas aquela que é praticada no mundo do trabalho é tema desse ato. O terceiro e não menos importante eixo da manifestação unitária é sobre Segurança Alimentar, muito próprio para os temos de crise.