Imagem do dia
[caption id="attachment_64975" align="aligncenter" width="1024"] Reunião on-line sobre as negociações da questão dos trabalhadores em aplicativos[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Santo André (SP): Sindicato denuncia FIRESTONE na DRT
terça-feira, 10 de março de 2009
Força
Empresa teria 1000 terceirizados na produção
Após quatro reuniões com a diretoria do Sindicato dos Borracheiros da Grande São Paulo e Região, que tiveram início em fevereiro, com o objetivo de evitar demissões, sem que houvesse acordo, a direção da Bridgestone/Firestone comunicou a entidade que, como as negociações estavam paralisadas abriria um PDV a partir de ontem, dia 09, sem dar mais detalhes, com o objetivo de atingir o número de 600 demitidos.
Diante disso, o Sindicato entrou com denúncia na DRT de Santo André por descumprimento do acordo coletivo , afirmando que a Firestone tem cerca de 1000 trabalhadores terceirizados na área de produção , o que proibido pelo acordo, já que esses trabalhadores ganham bem menos do que os contratados pela empresa. A mesa redonda está marcada para a próxima quinta-feira, quando ambas as partes deverão estar presentes para prestar esclarecimentos.
A empresa enviou um comunicado ao Sindicato oficializando abertura do PDV a partir de ontem (dia 09). Em ofício interno, sem comunicar ao Sindicato, garantiu um salário a mais para os que aderirem e 6 meses de convênio médico.
HISTÓRICO: Antes do carnaval, ficou acertado que para não demitir funcionários, praticamente toda a produção da Bridgestone Firestone, em Santo André, estava sendo estocada, 1,3 milhão de pneus armazenados, e cerca de 1.000 funcionários – do total de 3.500 – estavam em férias coletivas na tentativa de adequar a produção.
Ficou combinado que até abril, seria assim, depois o sindicato voltaria a discutir medidas com a empresa, que agora se antecipou e quer efetivar as demissões e ainda fala em reduzir salários dos que ficarem.