Imagem do dia
[caption id="attachment_69212" align="aligncenter" width="1024"] Veja fotos da Plenária e Caminhada da Classe Trabalhadora[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Santo André (SP): Trabalhadores de mais cinco empresas aprovam a PLR
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Força
O Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá fechou acordos da PLR em mais cinco empresas na última semana, com destaque para as difíceis negociações na Fundição Tupy e na Eden. Na Tupy, o Sindicato entregou a pauta da PLR em março.
Sem resposta da empresa, o Sindicato realizou uma assembleia no dia 13 de maio, quando foi criada a comissão de negociação formada por Carlão (macharia); Cesar (manutenção); Leocádio (moldagem); e padre Marcelo (rebarbação). Sentindo a pressão, a empresa reuniu-se com o Sindicato e a comissão para negociar a PLR. Em assembleia realizada nesta segunda, dia 7, a proposta foi aprovada por unanimidade pelos 1.100 companheiros.
O pagamento será efetuado em duas parcelas: a 1ª no dia 15 de julho e a 2ª no 5º dia útil de fevereiro de 2011. O Sindicato já agendou uma nova reunião com a Tupy para o dia 15 de junho para discutir o plano de cargos e salários (plano de carreira). Na Eden, que engloba as empresas Moldar-Açofor-Valmar-Vecon, o patrão tentou intimidar os trabalhadores para que eles não participassem de assembleias, mas a manobra não deu certo, e o Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá conseguiu negociar proposta da PLR aprovada em assembleia no dia 2 de junho. A primeira parcela será paga em julho e a segunda em janeiro de 2011.
Os 120 trabalhadores da J&A já receberam a PLR no dia 5 de junho em parcela única. Na MRS, os 100 companheiros aprovaram em assembleia no dia 2 de junho a PLR a ser paga em duas parcelas: a 1ª no dia 30 de junho e a 2ª no dia 25 de fevereiro de 2011. Na AC Metalúrgica, os companheiros conquistaram aumento de 15% em relação à PLR do ano passado, sendo que a 1ª parcela será paga no dia 20 de junho e 2ª no dia 20 de janeiro de 2011. Durante a assembleia nesta segunda, dia 7, o Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá comunicou ainda que o vale-refeição será reajustado em 15% e o vale-alimentação, em 43%.