Imagem do dia
[caption id="attachment_69212" align="aligncenter" width="1024"] Veja fotos da Plenária e Caminhada da Classe Trabalhadora[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Força
São Leopoldo (RS): Câmara faz moção de apoio à redução da jornada
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Força
A Câmara Municipal de São Leopoldo, cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre, fez uma moção de apoio à redução da jornada de trabalho pra 40 horas. O presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, falou sobre o tema na terça-feira, 17 de novembro, na tribuna da Casa.
Janta pediu mobilização dos vereadores para interceder junto aos partidos pela aprovação no Congresso da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 231/95, que reduz a jornada semanal de trabalho de 44 para 40 horas.
Com a redução, serão gerados cerca de 2,5 milhões de novos postos de trabalho no país e 171 mil no Estado, segundo dados do Dieese. Em Porto Alegre, serão mais de 30 mil, e na Região Metropolitana, 73 mil, 5 mil em São Leopoldo.
A proposta de emenda circula há 16 anos no Congresso e já foi aprovada por várias comissões. "Não é uma utopia a redução, temos dados, e tenho convicção", afirmou o presidente da Força.
Os vereadores apoiaram a luta da Central. "Desejo sucesso nesta caminhada, para termos reconhecido o projeto de lei", afirmou o vereador Ary Moura. "Essa bandeira é universal da classe trabalhadora", disse Nestor Schwertner.
Estavam presentes representantes dos sindicatos dos Rodoviários e Comerciários da região.