Imagem do dia
[caption id="attachment_68591" align="aligncenter" width="2560"] Presidente da Força Sindical reúne-se com sindicalistas da Central em Rodônia[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Força
São Paulo (SP): FESSPMESP completa um ano
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Força
A Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de São Paulo - FESSPMESP foi fundada em 06 de outubro de 2006, em assembléia ocorrida no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Americana e Nova Odessa.
O processo de fundação contou com a participação de 14 Sindicatos – Americana/Nova Odessa; Suzano; Marília; Itu; Guarulhos; Jaboticabal; São Vicente; São João da Boa Vista; Artur Nogueira; Amparo; Cosmópolis; Sumaré e Santa Bárbara d’Oeste.
A Carta Sindical, documento fornecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que reconhece a legalidade e representatividade da entidade foi expedida dois anos após sua fundação, em 19 de novembro de 2008.
Enquanto a documentação necessária a regularização da Federação, seguia seu tramite normal, as metas e objetivos traçados não podiam esperar. Havia muito trabalho para ser feito, a começar pelos sindicatos que não tinham a quem recorrer e quem defendesse realmente os interesses da categoria.
A maior prova do trabalho, sério e comprometido com os trabalhadores, foi constatada quando da entrega da Carta Sindical, a Federação já era composta por 33 sindicatos.
Hoje quando completa um ano, seu quadro associativo conta com 53 Sindicatos filiados e outros 15 estão finalizando a entrega de documentação e se juntarão a uma das maiores federações do estado.
Ao longo desse ano muitas atividades foram desenvolvidas a fim de estruturar, formar, qualificar os dirigentes sindicais e suas entidades. Entre essas atividades podemos destacar a realização dos Seminários de Gestão Pública nas cidades de Artur Nogueira e Peruíbe, Seminário de Educação Básica de Itirapina e o 1º Fórum Nacional de Previdência Social de Porto Alegre/RS.
Destacamos ainda, o apoio e participação na greve dos servidores municipais de Leme, nas manifestações contra o arrocho salarial em Suzano e praticas antissindicais cometidas pela prefeitura de Itirapina.
Os servidores públicos municipais mostraram sua força e organização no 6º Congresso Nacional da Força Sindical, realizado na Praia Grande, com a indicação para ocupar cargos na direção nacional da Central e a implantação da Secretaria Nacional de Administração Pública da Força Sindical.
A Federação teve participação direta na eleição/renovação da diretoria de quatro sindicatos e está assessorando outras quatro entidades que estão em processo de eleição.