Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
São Paulo (SP): Fetaesp realiza reunião com dirigentes dos sindicatos filiados
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
Força
Primeira ação coletiva de 2010 abordará três assuntos distintos para o desenvolvimento do setor rural
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp), realiza, juntamente com representantes e dirigentes dos sindicatos filiados, reunião para elaboração de importantes atividades para o setor rural: o levantamento de pautas do Grito da Terra Brasil (GTB) e do Setor Sucroalcooleiro, além da apresentação do projeto "Eu Floresto". O evento ocorre em 19 de janeiro, terça-feira, na sede da entidade, em Agudos.
O Grito da Terra Brasil é considerado uma das maiores ações em massa que o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) realiza anualmente, desde 1995. "É um momento em que se apresenta aos nossos governantes um conjunto de reivindicações que são geradas a partir das necessidades do homem do campo, que se dedica ao trabalho, sol a sol, na agricultura deste país", observa Braz Albertini, presidente da Fetaesp. Ele também aponta que o Grito da Terra tem papel fundamental diante de várias conquistas do Movimento. "As políticas públicas para agricultura familiar e trabalhadores rurais em geral são acertadas a partir desta luta histórica realizada, ano a ano, em Brasília. Um bom exemplo é a existência do Pronaf (Programa Nacional da Agricultura Familiar), instituído pelo governo Federal", pontua Albertini.
Por meio do setor de Assalariados Rurais do Departamento de Jurídico da entidade será feito o levantamento e orientação para a pauta de negociações do setor canavieiro. O objetivo é a formalização de acordos ou convenções coletivas, por todo o Estado de São Paulo, com a observância da legislação em vigor. "Vamos discutir o assunto com os representantes dos sindicatos filiados para evidenciarmos as reivindicações dos trabalhadores e garantir uma contínua melhoria e aperfeiçoamento das condições de trabalho na atividade sucroalcooleira", observa o advogado Dr. Tiago Sacco, responsável pelo setor que atende aos trabalhadores assalariados rurais de cerca de 140 sindicatos filiados, também auxiliando no registro dos referidos instrumentos coletivos perante o Sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego.
Nesta mesma reunião, também será apresentado o projeto "Eu Floresto", que visa proporcionar aos agricultores a constituição da reserva legal em sua propriedade gratuitamente, trazendo uma alternativa de renda futura para os agricultores.