Imagem do dia
[caption id="attachment_69212" align="aligncenter" width="1024"] Veja fotos da Plenária e Caminhada da Classe Trabalhadora[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Força
São Paulo (SP): Miguel Torres assume presidência da Força Sindical
quarta-feira, 2 de junho de 2010
Força
A direção executiva nacional da Força Sindical reunida ontem em São Paulo aprovou, após a entrega da carta com o pedido de licenciamento do presidente, Paulo Pereira da Silva, Paulinho, por aclamação o metalúrgico Miguel Torres para assumir interinamente, por 120 dias, a presidência da Força Sindical.
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, Miguel Torres nasceu em 1º de outubro de 1958, em São Paulo. Começou a trabalhar na área metalúrgica aos 14 anos, tendo passado pelas empresas Parafusos Jamberth, Ind. Coimbra, Honda Motor, Faróis Cibie e Ind. Elet. Cherry.
Ativista sindical desde 1979, esteve sempre à frente nas lutas e conquistas da categoria metalúrgica. Em 1998, Miguel coordenou a Campanha de Arrecadação e Distribuição de Alimentos aos Irmãos Nordestinos (campanha contra a fome) e, em 2000, coordenou, a vitoriosa Marcha para Brasília pelo pagamento das perdas do FGTS e pelo Salário Mínimo. Em 2002, foi membro titular do Conselho Nacional da Assistência Social (CNAS).
Ajudou a promover a Campanha Salarial Emergencial, os Ciclos de Debates e Cursos de Formação de Delegados Sindical – é o coordenador dos cursos – e o 10º Congresso dos Metalúrgicos de São Paulo, entre outras ações de aproximação do Sindicato com a base, mobilização da categoria e fortalecimento da entidade.
Em 2004, foi um dos coordenadores da vitoriosa Campanha Salarial que garantiu aumento real de salário e a manutenção dos benefícios da categoria.
Em sua trajetória na diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, Miguel já havia ocupado anteriormente os cargos de suplente de diretoria (a partir de 1997), 3º Vice-Presidente (a partir de agosto de 2001) e, em 2003, Secretário-Geral (interino). Em dezembro de 2004, foi eleito Secretário-Geral do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, com 96,2% dos votos.
Em 2007, Miguel Torres coordenou a também vitoriosa Campanha Salarial 2007 que garantiu um reajuste salarial de 7,45%, com 2,6% de aumento real e novos benefícios. Um dos melhores acordos salariais do País.
Em dezembro deste mesmo ano, Miguel foi um dos principais coordenadores da 4ª Marcha dos Trabalhadores para Brasília (5 de dezembro), que teve como lema Mais e Melhores Empregos e contou com a participação de cerca de 40 mil trabalhadores.
Em 2008, diante do falecimento do então presidente dos Metalúrgicos Eleno Bezerra, Miguel assumiu a presidência do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, no dia 22 de setembro de 2008, com o apoio unânime da diretoria da entidade e da direção da Força Sindical.
Nas eleições para a nova diretoria do Sindicato, realizada em dezembro de 2008, Miguel Torres foi confirmado como presidente, pela Chapa 1, obtendo 52.357 votos, o que representa 96,3% dos votos válidos.
Coordenou o 11º Congresso dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, evento histórico para a categoria e para o movimento sindical brasileiro – reunindo 1.300 delegados sindicais, de 500 empresas, no Palácio do Trabalhador, em São Paulo, nos dias 17, 18 e 19 de junho de 2009.
Miguel Torres tomou posse como presidente do Sindicato em 19 de junho de 2009, no encerramento do 11º Congresso, para o mandato 2009/2013, com o compromisso de colocar em prática as ações de aproximação do Sindicato com a base, de mobilização da categoria e de fortalecimento da entidade.
Já no 6 º Congresso da Força Sindical, realizado nos dias 29, 30 e 31 de julho de 2009, que reelegeu Paulinho presidente, Miguel Torres foi eleito vice-presidente da central sindical.
Diante destes novos desafios, Miguel Torres está atualmente liderando a luta pela redução da jornada para 40 horas semanais, sem redução nos salários.
Direção Executiva da Força Sindical