Imagem do dia
[caption id="attachment_69212" align="aligncenter" width="1024"] Veja fotos da Plenária e Caminhada da Classe Trabalhadora[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Força
São Paulo (SP): Reajuste de salários bate recorde em 2009
quinta-feira, 18 de março de 2010
Força
93% das negociações salariais conseguiram aumento superior ou igual a inflação
Paulo Pereira da Silva, Paulinho, presidente da Força Sindical, considerou que este resultado é fruto da ação do movimento sindical brasileiro. "Conseguimos uma política de valorização do salário mínimo, pressionar para o governo federal reduzir o IPI (Imposto de Produtos Industrializados) para vários produtos, e aumentar as parcelas do seguro desemprego. Todas estas ações mantiveram empregos e colocaram dinheiro para girar a economia do País", declarou.
Para Paulinho, este resultado dinamizou o mercado interno e contribuiu para reduzir os impactos das incertezas provocadas pela crise internacional.
Sergio Luiz Leite, Serginho, 1º secretário da Força Sindical, destacou que o movimento sindical não lutou apenas por reajustes salariais, mas reajuste nos pisos salariais, que provoca aumentos em cascata, além de buscar PLR (participação nos lucros ou resultados) maior e aumentos no valor da cesta básica e do vale refeição.
O recorde anterior havia sido registrado em 2008, no auge da crise internacional, quando 89% das negociações ficaram acima da inflação. De acordo com o Dieese, o ano de 2003 foi o pior para reajustes. De cada dez negociações, seis ficavam abaixo da inflação do período, afirmou José Silvestre Prado de Oliveira.
Prado observou que "vivemos inflação de 5% ao ano. Não é difícil atingir essa meta. Em 2003, a inflação ficou em quase 20%".