Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
São Paulo (SP): Sindicalizados paulistas se mobilizam para o Grito da Terra Brasil
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Força
Evento é tido como a mais importante ação do Movimento Sindical no campo
Com organização da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp), que leva ao movimento seis dos seus 16 diretores, duzentas pessoas dos sindicatos filiados à Federação se reuniram em caravanas, a partir da última segunda-feira (10), para participar, em Brasília, da manifestação do Grito da Terra Brasil 2010, que acontece no próximo 12 de maio.
O movimento, organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), entregou sua pauta, com 223 itens, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 24 de março. A aprovação de uma legislação ambiental específica para os agricultores e agricultoras familiares e a transformação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em lei são alguns dos principais pontos reivindicados.
Negociações – Desde o dia 03 deste mês, estão acontecendo negociações prévias com 13 ministérios, secretarias de Estado e autarquias federais, a fim de que a maioria das reivindicações seja atendida. Elias David de Souza, vice-presidente da Fetaesp, fala da importância da marcha feita em Brasília. “Reunir milhares de trabalhadores e trabalhadoras rurais, em prol da categoria, contribui para o governo atender as reivindicações da pauta”, elucida. Ele ainda aponta a atenção por parte da Fetaesp em participar da atividade. “Como representantes dos trabalhadores e trabalhadoras rurais no Estado de São Paulo, nossa atuação é essencial para o desenvolvimento das ações e decisões que são tomadas em âmbito nacional”, observa.