Imagem do dia
[caption id="attachment_69212" align="aligncenter" width="1024"] Veja fotos da Plenária e Caminhada da Classe Trabalhadora[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Força
São Paulo (SP): Trabalhadores da MWM aprovam redução de jornada e de salário
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
Força
Os trabalhadores da MWM Motores, na zona sul, aprovaram hoje, por unanimidade, a proposta de redução da jornada de trabalho em 20% e de redução dos salários em 17,5%, a partir de 1º de fevereiro. A medida valerá por 90 dias e garante estabilidade no emprego até 45 dias após o final do período de redução para os cerca de dois mil funcionários.
O acordo foi negociado pelo Sindicato, comissão de fábrica e empresa, que alega queda em torno de 40% nos níveis de produção.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Miguel Torres, fez questão de chamar a empresa "à responsabilidade de olhar para este gesto dos trabalhadores, que acreditam na empresa e estão dando parte do salário para ajudá-la neste momento. Ela (MWM) passa a ficar devendo para vocês", disse Miguel aos trabalhadores.
O diretor do Sindicato Edson Passos lembrou que o acordo de redução de jornada e de salário não vai refletir nas férias nem no 13º salário.
SABÓ – Também hoje, às 14h, será realizada assembléia com os trabalhadores da autopeças Sabó Ind. e Com. para deliberação de redução de jornada de trabalho e de salário. A empresa tem cerca de 3.000 trabalhadores e fica na rua Mateo Forte, 216, Lapa de Baixo, zona oeste.
Miguel Torres esclarece que para o Sindicato abrir negociação e chegar a uma proposta de redução de jornada e de salário, a empresa precisa comprovar que está em dificuldades, os trabalhadores precisam participar das negociações e a assembléia precisa deliberar sobre o acordo.