Imagem do dia
[caption id="attachment_69212" align="aligncenter" width="1024"] Veja fotos da Plenária e Caminhada da Classe Trabalhadora[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Força
São Paulo (SP): Trabalhadores lançam Campanha Salarial do setor farmacêutico em todo o Estado
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
Força
Os trabalhadores do setor, representados pela Fequimfar e seus sindicatos filiados, reivindicam principalmente a reposição das perdas salariais dos últimos 12 meses, ressalvando que esta pode ser considerada uma das primeiras campanhas salariais nesse momento de crise mundial na economia. "O setor continua estável, principalmente no que diz respeito a demissões e flexibilização dos contratos de trabalho. Lembramos também que nos últimos anos o setor esteve em franco crescimento em relação aos índices de produção e faturamento", declara Danilo Pereira da Silva, presidente da Fequimfar (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo) e da Força São Paulo.
Lideranças da Fequimfar (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo) e de seus sindicatos filiados que integram o setor industrial farmacêutico irão se reunir entre os dias 4 e 5 de fevereiro, em Praia Grande, no Seminário de Negociação Coletiva para discutirem as reivindicações da categoria e as estratégias para a campanha salarial.
Diversas lideranças, dirigentes e representantes dos Sindicatos filiados a Fequimfar (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo) irão discutir e definir uma pré-pauta de reivindicações da categoria.
Atualmente, a Fequimfar representa cerca de 10 mil trabalhadores em todo o Estado de São Paulo.
PRINCIPAIS BANDEIRAS DE LUTA
Histórico
No ano passado, os mais de 37 mil trabalhadores químicos na indústria farmacêutica do estado de São Paulo conquistaram uma histórica redução na jornada de trabalho, que passou a ser de 40 horas semanais. Firmada em Convenção Coletiva, a cláusula da redução determina que a partir de 1º de janeiro deste ano (2009), a jornada semanal de trabalho deverá ser de no máximo 41 horas e a partir de 1º de dezembro de 2009, 40 horas semanais.
Sergio Luiz Leite, secretário geral da Fequimfar, ressalta que a redução da jornada já é adotada em grande parte dos países desenvolvidos e que foi uma importante vitória para os trabalhadores, resultado da luta dos trabalhadores, através de suas Centrais Sindicais, para que a redução da Jornada de Trabalho seja estendida a todos os trabalhadores do Brasil.
Danilo Pereira da Silva, presidente da Federação dos Químicos e da Força Sindical São Paulo, declara que a categoria tem condições de realizar uma campanha positiva, com conquistas reais, porque o faturamento das indústrias farmacêuticas no Brasil, em 2008, foi de 17,5 bilhões de dólares, representando um aumento de quase 20% em seu faturamento se comparado ao ano de 2007. Sendo que São Paulo é o Estado que mais concentra empresas que fabricam produtos farmacêuticos, são 38,2% do total de empresas localizadas no Estado.
Informações do setor
Evolução do Faturamento Líquido da Indústria Química – Brasil
(em US$ bilhões)
Fonte: Associação Brasileira da Indústria Química – Abiquim
Tamanho, Número de Empresas e Emprego na Fabricação de Produtos
Farmacêuticos – São Paulo
Fonte: Rais 2000/2007
Elaboração: Dieese
*Micro: de 0 a 19 empregados
Pequena: de 20 a 99 empregados
Média: de 100 a 499 empregados
Grande: acima de 500 empregados
Distribuição Espacial das Empresas na Fabricação de Produtos
Farmacêuticos – Brasil, 2007
Fonte: RAIS 2007
Elaboração: DIEESE
A data-base da categoria é 1º de abril
Serviço