Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
São Paulo (SP): Trabalhadores químicos da fabricação do álcool dão início a campanha salarial
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
Força
A Fequimfar (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo), que é filiada à Força Sindical, junto com os seus 11 Sindicatos filiados, pertencentes ao setor de fabricação de álcool combustível e açúcar no Estado de São Paulo, darão início nos próximos dias 11 e 12 de fevereiro de 2009, em São José do Rio Preto, às primeiras discussões referentes à campanha salarial da categoria, onde será deliberada uma pré-pauta de reivindicações da categoria, para ser encaminhada aos representantes patronais do setor.
"Nesse encontro, a Fequimfar e seus Sindicatos irão discutir uma série de pontos referentes aos problemas, dificuldades e necessidades dos trabalhadores do setor de fabricação do álcool, com destaque para as reivindicações de recuperação das perdas salariais e aumento real, que possam atender os anseios de toda categoria, conforme o faturamento e crescimento do setor nos últimos 12 meses", comenta Danilo Pereira da Silva, presidente da Fequimfar e da Força Sindical São Paulo.
Serviço
PRINCIPAIS BANDEIRAS DE LUTA
– A data-base é 1º de maio –
A Fequimfar, junto com os seus sindicatos filiados, representa aproximadamente 25 mil trabalhadores no setor sucroalcooleiro, distribuídos em diversas regiões do estado de São Paulo. Em relação ao setor, estima-se que mais de 40 mil trabalhadores atuem nas usinas de açúcar, junto a outros 240 mil no setor de corte da cana-de-açúcar.
Nos últimos anos o setor sucroalcooleiro teve um franco crescimento, com a abertura de novas usinas e destilarias e, conseqüentemente, novos postos de trabalho.
O Estado de São Paulo é o maior produtor de cana do país, sendo responsável por mais de 60% da oferta nacional, como também por cerca de 400 mil empregos diretos no setor. Um número que cresceu substancialmente, em razão de todo esse processo de valorização do etanol.
O setor é um dos principais responsáveis pela economia e pelo crescimento econômico da maioria das regiões do interior do estado de São Paulo. Também em relação ao desenvolvimento dessas regiões, com a geração de emprego e, conseqüentemente, um aumento de novos postos de trabalho, consumo, desenvolvimento econômico e social.
Para Danilo Pereira da Silva, presidente da Fequimfar e vice-presidente da Força Sindical, o setor está consolidado, "Nos últimos anos, as usinas e destilarias tiveram um grande desenvolvimento, em relação à suas estruturas e patrimônios, principalmente no ganho com a venda de seu produto principal, que é o álcool combustível. Mas existe a necessidade de uma melhor distribuição de renda, que seja justa em relação a esse desenvolvimento. O IDH (índice de desenvolvimento humano) de seus trabalhadores continua abaixo de outras categorias, e não faz jus ao crescimento que o setor conseguiu. Lembramos também que precisamos também de uma política séria de qualificação profissional. Agora vamos lutar mais ainda para que as reivindicações dos trabalhadores sejam atendidas", declara.
Sergio Luiz Leite, secretario geral da Fequimfar, lembra que nos últimos anos, o setor do álcool bateu recordes de produção e expandiu seus negócios no Brasil e no mundo, porém a distribuição desses resultados positivos não tem chegado para os trabalhadores, "Nessa campanha salarial vamos também lutar pela valorização, melhoria da PLR e pela unificação dos pisos salariais. Os trabalhadores reivindicam a sua justa parte nesse desenvolvimento".
Evolução da Produção de Cana-de-Açúcar e Derivados
Evolução da Produção Total de Autoveículos
Pisos Salariais dos Trabalhadores do Álcool, em Nº de Salários Mínimos – São Paulo