Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
São Vicente (SP): Reajuste de 9% após um dia de greve na Codesavi
sexta-feira, 30 de abril de 2010
Força
Em um dia de greve, na quinta-feira (29), os 1.200 trabalhadores da Codesavi (Companhia de Desenvolvimento de São Vicente) conseguiram reajuste salarial de 9,16% na data-base de abril.
A greve havia sido decretada na quarta-feira (28), em assembléia do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil (Sintracomos), na subsede vicentina, e foi deflagrada às 5 horas do dia seguinte.
O pessoal, a maioria de limpeza urbana, coleta de lixo e manutenção de repartições públicas, reivindicava reajuste de 10%. Às 7h30 da manhã de quinta-feira, já paralisados, os trabalhadores fizeram uma passeata.
Com o carro de som e a diretoria do sindicato à frente, os trabalhadores saíram da fábrica da Codesavi, na Vila Margarida, e foram até o paço municipal.
Em frente à Prefeitura, a quem a Codesavi é subordinada, os trabalhadores gritaram palavras reivindicatórias. A passeata durou cerca de uma hora e a Setran organizou o trânsito, evitando congestionamentos.
O presidente do sindicato, Geraldino Nascimento, considera a greve “vitoriosa”. A empresa de economia mista oferecia 4,45%, mas diante da decretação da greve, aumentou para 6%, não aceitos pela assembléia.
“A paralisação e a passeata foram fundamentais para chegarmos aos 9,16%”, diz Geraldino. A nova contraproposta surgiu no final da tarde e foi aprovada em assembléia às 18h30.