
Seminário do Sintrabor aborda saúde mental e filiação ao DIESAT
O Seminário do Sintrabor destacou a importância da saúde mental e segurança no trabalho para os trabalhadores da borracha.
No dia 13 de setembro, sábado, o SINTRABOR realizou o Seminário de Cipeiros da Borracha 2025. A edição deste ano teve como eixos centrais:
- A investigação aprofundada das causas dos acidentes de trabalho na categoria;
- A defesa do ambiente laboral seguro dentro das fábricas e;
- A valorização da saúde mental como pilar essencial para o bem-estar dos trabalhadores e trabalhadoras.
A abertura contou com a composição da mesa, execução do hino nacional e um minuto de silêncio em homenagem a Daniel Silva Saraiva, trabalhador da Bridgestone, de 37 anos, que faleceu em um trágico acidente no setor Banbury da fábrica, no último dia 19 de agosto.
Palestrantes e participações
- Na sequência, ocorreram intervenções de lideranças sindicais e especialistas:
- Miguel Torres (presidente da Força Sindical),
- Viviane de Jesus Forte (auditora fiscal da Superintendência Regional do Trabalho),
- Josué Pereira (Sindicato da Borracha de Camaçari), Ildeberto Muniz (professor da UNESP),
- Edinelson Azevedo de Souza (Sindicato da Borracha de Americana),
- Osmir Rato (Sindicato da Borracha de Sorocaba),
- João Scaboli (CISTT),
- Irani Ribeiro (diretora do SINTRABOR),
- Luis Carlos Oliveira (Secretaria Nacional de Saúde e Segurança da Força Sindical),
- Alex Ricardo Fonseca (presidente do DIESAT) e
- mensagem em vídeo de Serginho Leite (presidente da FEQUIMFAR).
Defesa da soberania e da representação das mulheres
O presidente do SINTRABOR, Márcio Ferreira, destacou em seu pronunciamento a importância da defesa da soberania nacional diante dos ataques econômicos promovidos pelo governo de Donald Trump. Ele reforçou a necessidade de eleger representantes comprometidos com os trabalhadores, além de enfatizar a urgência de ampliar a participação das mulheres no sindicato para garantir que suas demandas específicas sejam contempladas.
Filiação ao DIESAT

No Seminário do Sintrabor foi anunciada a filiação ao Diesat
Em um dos momentos mais relevantes do seminário, Márcio Ferreira e Alex Ricardo anunciaram a filiação do SINTRABOR ao DIESAT, destacando o papel estratégico da entidade para fortalecer estudos e ações em saúde e segurança do trabalho.
O presidente também ressaltou a importância da presença do professor Ildeberto Muniz, da UNESP:
“Quando você faz um evento e traz um professor para falar, significa que estamos evoluindo”, disse, sendo aplaudido pelo plenário.
Painéis temáticos
O evento foi organizado em quatro painéis:
- Balanço das ações do Sindicato na área de Saúde e Segurança (lutas, conquistas e desafios) – com Fernando Lima (economista do DIEESE) e Dr. Cesar Granieri (coordenador jurídico do SINTRABOR).
- Resoluções da 5ª Conferência Nacional do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT) – com Viviane de Jesus Forte, Eduardo Bonfim (coordenador técnico do DIESAT) e João Scaboli (CISTT).
- Convenção da OIT sobre riscos biológicos e saúde mental dos trabalhadores – com Ildeberto Muniz, Ortelio Palacio (relações internacionais do SINTRABOR) e Juan Guilarte (OIT América do Sul), este último em videoconferência.
- A função do cipeiro, estabilidade e capacitação – com Domingos Lino (FUNDACENTRO), além de contribuições de Samuel Alves (Ferrinho), diretores do SINTRABOR Tarcizo Martins e André Nunes (Sorriso), e do cipeiro Rodrigo Greco (Bridgestone).
Também foi exibida mensagem em vídeo de Jacildo Siqueira (CISTT), que parabenizou o sindicato pela organização.
Reconhecimento e encerramento
De forma simbólica, certificados de participação foram entregues a um cipeiro e a uma cipeira presentes no evento, com a previsão de que os demais sejam entregues individualmente pelos dirigentes sindicais.
O seminário foi encerrado com um discurso forte do presidente Márcio Ferreira, projetando futuras ações na área de saúde e segurança e conclamando os trabalhadores a se engajarem politicamente.
Setembro Amarelo

Durante todo o evento, o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, esteve em destaque. O SINTRABOR distribuiu folders informativos, bottons com o laço amarelo e exibiu dois vídeos: um sobre a campanha e outro produzido pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), reforçando a importância de buscar ajuda em momentos de fragilidade emocional.
Leia também: CNTQ celebra 19 anos reforçando unidade e lutas nacionais